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Verão

Estação mais quente do ano requer cuidados na hora de se alimentar

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Foto/Imagem: Divulgação


Desde o dia 21 de dezembro, o verão está tomando conta das cidades brasileiras, numa época do ano que coincide, normalmente, com as férias de milhares de estudantes. É comum que, com a chegada da estação, a alimentação dos jovens mude, visto que a rotina passa por alterações e, além disso, os horários das atividades do dia a dia se modificam.

Para não deixar os cuidados nutritivos de lado, Marcela Ferro, professora de Gastronomia do Colégio Seriös, em Brasília, pontua alguns cuidados básicos para esse período do ano: “É importante investir em alimentos de fácil digestão, como verduras, frutas, legumes e carnes magras. Intensificar a hidratação também é essencial, levando em consideração as altas temperaturas provocadas pelo verão”.

A profissional informa que, para as crianças e adolescentes, é preciso ter um olhar mais cuidadoso, pois, além da mudança de rotina, também pode ocorrer o aumento de atividades físicas em decorrência de brincadeiras e outros esportes. No verão, devido ao aumento da transpiração, há mais eliminação da água presente no corpo. Com isso, os minerais devem ser repostos para evitar a desidratação.

“Devemos reforçar a reposição do ferro, fósforo, potássio, vitaminas ‘C’ e ‘E’ e melhorar a ingestão de carotenóides. Nesse aspecto, o ideal é investir no consumo de coco, abacaxi, laranja, morango, melão, melancia, cenoura, couve, alface, castanhas, azeite e alimentos integrais”, informa.

A professora também chama atenção para o consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura. Apesar deles serem tentadores, o indicado é evitá-los no dia a dia. Como alternativa, a recomendação é investir em sucos com frutas da estação e, além disso, apostar em receitas diferentes.

Para oferecer opções saudáveis que podem ser incluídas no cardápio dos jovens – e também dos adultos –, Marcela separou três receitinhas que são “a cara” do verão. Confira:

Suco de maçã e morango

  • 1 maçã grande
  • ¼ de limão grande
  • 1 ½ xícara de morangos
  • ½ xícara de água
  • mel a gosto

Preparando

  1. lave e higienize bem os ingredientes;
  2. corte a maçã em pedaços menores;
  3. corte o limão em quatro partes;
  4. corte os morangos ao meio;
  5. em um liquidificador coloque o limão espremido e as frutas cortadas e reservadas. Adicione a água aos poucos;
  6. bata até que seu suco esteja homogêneo;
  7. adoce com o mel ou da maneira desejada e sirva com gelo.

Salada Panzanella

  • 2 tomates
  • 2 pepinos
  • 2 rabanetes
  • 1 cebola roxa
  • 2 dentes de alho
  • 10 azeitonas pretas
  • 1/2 maço de manjericão
  • 1 xícara de croutons
  • sumo de 2 limões taiti
  • 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • sal e pimenta do reino a gosto

Preparando

  1. cortar os tomates, os pepinos e a cebola em cubos e dispor em uma tigela;
  2. temperar com o alho picado finamente, limão, azeite e sal;
  3. adicionar as azeitonas, mexer e finalizar com croutons.

Guacamole

  • 4 avocados maduros
  • 1 tomate maduro
  • caldo de 1 limão
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • coentro picado a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparando

  1. corte o abacate ao meio e descarte o caroço. Descasque e corte a fruta em cubos em uma tigela;
  2. adicione o caldo de limão e amasse tudo com um garfo;
  3. corte o tomate ao meio, descarte as sementes e corte o restante em cubos pequenos;
  4. pique as folhas de coentro e junte ao abacate;
  5. tempere com o azeite, sal e pimenta a gosto;
  6. misture bem e sirva imediatamente.

Atualizado em 02/01/2021 – 10:47.

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Açaí do Ninja

De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí

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Ao Vivo de Brasília
Carlos Henrique Açaí do Ninja
Foto/Imagem: Divulgação/Açaí do Ninja

As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.

Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.

Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.

Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.

Atualizado em 19/11/2024 – 21:20.

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Brasília

Você conhece o Yolo? Clube oferece descontos em mais de 300 restaurantes

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Ao Vivo de Brasília
Yolo Club
Foto/Imagem: DZ6 Foto e Vídeo

O clube de descontos Yolo está transformando a forma como os apaixonados por gastronomia desfrutam das melhores experiências culinárias em Brasília. Sucesso na capital federal, a plataforma chegou em São Paulo neste ano e deve alcançar mais cidades do país em 2025. Mas o que é o Yolo? Victor Thomé, empresário e fundador, explica que com mais de 300 restaurantes parceiros, o clube oferece um benefício irresistível: ao pedir o primeiro prato principal, o segundo sai de graça.

De acordo com ele, essa vantagem se aplica a uma ampla variedade de estabelecimentos, desde refeições rápidas, como hambúrgueres gourmet, até jantares sofisticados em restaurantes de alta gastronomia. “Brasília desponta como a cidade líder no uso do Yolo, tanto em número de restaurantes participantes quanto em assinantes. Só na capital, somamos mais de 30 mil usuários atualmente”, pontua.

Com uma demanda crescente, a empresa planeja expandir o serviço para mais de 10 cidades até 2025, oferecendo ainda mais possibilidades aos usuários que buscam economizar sem abrir mão de qualidade e diversidade na hora de escolher onde comer.

Rodrigo Melo, chef e sócio do restaurante Cantucci Osteria, é um dos parceiros do Yolo. Junto à ferramenta há quase um ano, ele conta que a plataforma possibilita um aumento significativo no número de clientes da casa, principalmente em datas comemorativas, como a Black November, em que o Yolo oferece descontos durante todo o mês. “Percebemos uma grande mudança quando há clientes da plataforma no restaurante. Esta é uma parceria importante para nós e estamos com a expectativa alta para os próximos meses, com as nossas vendas, mas principalmente com a participação do Yolo”, destaca.

Conheça o Yolo

Com mais de 300 restaurantes parceiros, o Yolo nasceu há 7 anos e vem revolucionando o acesso a boa gastronomia de Brasília. Ele possibilita aos usuários o ganho de um prato principal ao pedir outro. O programa funciona de forma presencial, e conta com duas novidades: delivery e take out. Com casas como Santé Lago, Cantucci Osteria, Dudu Bar, Chicago Prime, Ouriço, Veloce, Picanhas do Sul, Mercado Del Puerto, Confraria do Camarão, Blend Boucherie, Italianissimo, Saveur Bistrot, Vitorino, entre outras, são parceiras do clube.

Black November

Com um número recorde de restaurantes parceiros, inclusive em São Paulo, a expectativa está em alta. Além dos descontos mais agressivos já oferecidos dentro da plataforma, durante o mês de novembro, os clientes poderão adquirir o pacote anual, com uma redução de mais de 60% do valor total. O Yolo também prepara sorteios exclusivos. “Acreditamos que essa será a maior Black November da história do Yolo, com um aumento significativo tanto de clientes recorrentes quanto de novos usuários, que entram em grande número nessa época”, reforça Thomé.

Atualizado em 15/11/2024 – 12:51.

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