A reforma
Espaço Cultural Renato Russo é reaberto após cinco anos
Após passar por reforma, o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, foi reaberto neste sábado (30). Foram entregues o cine teatro, a sala multiuso e o teatro galpão, além de duas galerias, saguão e mezanino.
De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), os trabalhos têm custo de R$ 6.268.563,77, com recursos do Banco do Brasil.
O espaço estava fechado desde 2013, após interdição. “Recuperamos aqui um espaço muito importante na história artística e criativa da cidade”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhado da esposa e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, na solenidade de entrega.
A reabertura do equipamento público teve início mais cedo. Desde o começo da tarde ocorrem atividades na parte externa do espaço, com participação de DJ e food trucks. Há também o trabalho de grafite da fachada externa. Cerca de 50 artistas vão fazer intervenções até o fim da semana. Familiares de Renato Russo compareceram ao evento.
“Hoje a gente devolve esse espaço à comunidade com equipamentos totalmente adequados, para, inclusive, receber novas linguagens”, disse o secretário de Cultura, Guilherme Reis.
Nas galerias houve a estreia da terceira edição da exposição Ondeandaonda, com quadros, instalações e esculturas de artistas locais, cedidas por 19 galerias da cidade.
Até as 21 horas deste sábado (30), estão previstas intervenções circenses e performance artística, além de apresentação musical da cantora Ellen Oléria e de convidados.
Já no domingo (1º), entre as atividades programadas está, às 16 horas, a projeção do filme Rock Brasília, seguida de debate com o diretor Vladimir Carvalho.
Ainda será finalizada a parte administrativa, que deve ser entregue junto à biblioteca e à gibiteca.
Política de valorização do grafite
Durante o evento de reabertura do Espaço Cultural Renato Russo, o governador, Rodrigo Rollemberg, e o secretário de Cultura, Guilherme Reis, citaram o decreto da Política de Valorização do Graffiti, que tem publicação prevista no Diário Oficial do DF para terça-feira (3).
O documento visa à promoção e ao reconhecimento do trabalho artístico feito pelos grafiteiros, além de incentivar novas políticas públicas para o segmento. Entre as ações previstas no decreto, está a criação do Centro de Referência do Graffiti e a organização do Encontro Anual do Graffiti.
Neste ano, o 2º Encontro Anual do Graffiti será nos meses de setembro e novembro com um evento em Sol Nascente e uma exposição com o trabalho dos artistas em pontos estratégicos do Distrito Federal.
Também para terça-feira (3), está prevista a publicação de edital de chamamento público para a seleção de 70 grafiteiros e de dois DJs para o encontro. O texto no Diário Oficial do DF vai conter todas as informações sobre o processo de seleção.
Programa Lugar de Cultura
O projeto de revitalização e gestão do Espaço Renato Russo faz parte do programa Lugar de Cultura, que reúne uma série de ações continuadas para a valorização e a preservação do patrimônio cultural da cidade.
A iniciativa está prevista na Lei Orgânica da Cultura (LOC) e propõe a recuperação e o fortalecimento dos equipamentos culturais, desde a execução de obras fundamentais à modernização do modelo de gestão.
A Secretaria de Cultura contará com a parceria de uma organização da sociedade civil na gestão e programação das salas, galerias e teatros que compõem o espaço. As propostas estão em fase de análise e o resultado final do chamamento público está previsto para julho.
História do Espaço Cultural Renato Russo
A história do Espaço Cultural Renato Russo teve início em 1974, em dois galpões vizinhos à antiga Fundação Cultural do Distrito Federal, que funcionavam como depósito. Nesse local foi construído o Teatro Galpão.
No final da década de 1970, o espaço foi denominado Centro de Criatividade, ao incorporar, além dos galpões, as galerias e um centro cultural.
Em 1993, o já então Espaço Cultural 508 Sul recebeu o nome de Espaço Cultural Renato Russo, em homenagem ao líder da banda de rock Legião Urbana. Deu-se início à ocupação do local por atividades culturais de diversas linguagens, como cinema, música, dança, teatro, exposições e literatura.
Atualizado em 02/07/2018 – 12:04.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
14 de novembro
Dia Mundial do Diabetes: especialistas dão dicas para prevenir a doença
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal