Inscrições começam dia 12
Escola Técnica de Saúde de Planaltina oferece 280 vagas para 2017
Têm início nesta segunda-feira (12) e vai até o dia 23 deste mês o período para inscrições no processo seletivo da Escola Técnica de Saúde de Planaltina, da Secretaria de Educação. São 280 vagas destinadas ao primeiro semestre letivo de 2017 para os cursos de educação profissional técnica de nível médio do Centro de Educação Profissional.
As orientações estão no Edital nº 18, de 6 de setembro de 2016, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (8). A inscrição deve ser feita na sede da unidade (entre as avenidas Contorno e Independência, Setor Hospitalar, AE s/n), das 9 horas ao meio-dia, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas, apenas em dias úteis.
Os cursos de saúde bucal e de nutrição e dietética, contam cada um com 35 vagas no turno matutino e outras 35 no noturno; enfermagem e análises clínicas, têm também 35 vagas cada para o período vespertino e igual número para o noturno. Serão reservadas 5% das vagas por curso e por turno para candidatos com deficiência. Os cursos terão duração de até cinco semestres letivos, incluindo o período para estágio supervisionado.
A prova classificatória será aplicada no dia 30 de outubro, das 14 às 17 horas. O preenchimento das vagas ocorrerá de acordo com a ordem decrescente do somatório dos pontos obtidos, respeitando-se o limite estabelecido. Em caso de empate, terá prioridade o candidato mais velho. Uma comissão foi constituída no edital publicado nesta quinta-feira e será responsável por acompanhar as fases do processo seletivo.
Critérios para se inscrever para a Escola Técnica de Planaltina
De acordo com o edital, podem se inscrever aqueles que estiverem cursando a segunda ou a terceira série do ensino médio ou o terceiro segmento da educação de jovens e adultos (EJA), ou ainda quem tiver concluído o ensino médio ou o terceiro segmento da EJA.
Para a inscrição, o candidato deverá apresentar original e cópia da carteira de identidade, da Carteira Nacional de Habilitação ou da carteira de trabalho. Quem estiver impossibilitado de comparecer pessoalmente, pode recorrer a terceiros, mediante apresentação de procuração simples, acompanhada do documento de identidade original do procurador e cópia ou original da do candidato. Aos menores de 18 anos será permitida a inscrição por intermédio dos pais ou responsáveis legais.
O candidato com deficiência comprovada por laudo médico deve registrar e detalhar sua necessidade no formulário de inscrição, a fim de que sejam providenciadas, quando for o caso, condições adequadas para a aplicação da prova classificatória.
Prova classificatória terá pontuação máxima de mil pontos
A prova classificatória terá pontuação máxima de mil pontos, sendo cinco para cada um dos 200 itens. O conteúdo programático engloba língua portuguesa, matemática e ciências naturais e os assuntos de cada matéria estão no edital. As questões serão de múltipla escolha (objetivas), elaboradas por profissionais da própria escola.
O local de aplicação da prova será divulgado a partir das 10 horas do dia 25 de outubro, na unidade escolar e na página www.etecsaude.com.br. O candidato deve comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 30 minutos do início da aplicação, com comprovante de inscrição, caneta esferográfica azul ou preta e documento oficial válido.
O resultado oficial definitivo do processo seletivo será divulgado às 14 horas do dia 1º de dezembro. No entanto, antes dessa data, haverá divulgações preliminares do gabarito e do resultado, passíveis de recurso.
As matrículas ocorrem em dezembro, em datas definidas de acordo com o curso técnico. Os dias, horários e documentos necessários podem ser consultados no edital. As vagas remanescentes serão preenchidas pelos candidatos em ordem de classificação, por meio de segunda chamada.
Inscrições para o Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Saúde de Planaltina
De 12 a 23 de setembro, das 9 ao meio-dia, das 14 às 17 horas ou das 19 às 21 horas. Devem ser feitas pessoalmente, na sede da escola (entre as avenidas Contorno e independência, Setor Hospitalar, AE s/n, Planaltina).
Informações: www.etecsaude.com.br
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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