Dias 19 e 20 de Julho
Entrada gratuita: Divas do Samba homenageia Dona Ivone Lara

O samba pede passagem na Capital Federal! A segunda edição do projeto Divas do Samba, um projeto da Beco da Coruja e Maria Maria Produções, chega rendendo tributo a uma de suas grandes damas. “Dona Ivone Lara, a Rainha do Samba” será interpretada por mulheres de diversas partes do país.
Na sexta (19), Anna Christina (DF), Juliana Ribeiro (BA) e Dhi Ribeiro (DF) revezam-se na área externa do Museu da República. No sábado (20), é a vez de Fabiana Cozza (SP), Karynna Spineli (PE) e Cris Pereira (DF). Em cada noite, as intérpretes serão acompanhadas por uma banda de Brasília.
Com músicas e histórias da vida de Dona Ivone, o projeto quer ressaltar a importância da sambista e compositora para a cultura brasileira. “Ela foi um ícone, numa época onde a mulher não tinha espaço e tão pouco ocupava as rodas de samba do país”, conta Ellen Oliveira, idealizadora do projeto. “Também cantar a força das mulheres, ocupar cada vez mais um espaço que é delas. Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive fazendo samba”, acrescenta.
Além dos shows, o festival investe em ações de acessibilidade. Para o público surdo, um palco com as caixas de sub-graves posicionadas na frente do palco para que possam sentir a vibração da música e uma área reservada com palco suspenso para as pessoas com deficiência visual, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Haverá ainda interpretação em libras e audiodescrição durante os shows.
Sexta-feira, 19 de julho
Anna Christina (DF)
Uma das maiores representantes do Samba brasiliense. A Anna tem uma versatilidade incrível, versa do axé ao pop rock, passa pela bossa-nova, mas tem um domínio incrível quando fala de samba. Com 26 de carreira, já rodou o Brasil e o mundo cantando samba. Em Salvador e no Rio de Janeiro, cantou nas principais casas de samba, sempre com casa cheia e aclamada pela crítica musical. Já dividiu o palco com grandes nomes como Jorge Aragão, Dona Ivone Lara, Monarco, Zé Luiz do Império, Toninho Geraes, Tia Surica e Zeca Pagodinho.
Juliana Ribeiro (BA)
Essa baiana arretada é um dos maiores nomes do samba em Salvador. Quem já ouviu a voz dessa mulher garante que ela é dona de uma dos timbres mais lindos que se tem notícia. Com forte influência dos ritmos africanos, o repertório da Juliana vem com muito Lundu, o Jongo, o Maxixe, os Sembas Angolanos, o Batuque e os Sambas-de-Roda. De quebra, ela ainda é historiadora e mestre em Cultura e Sociedade, com pesquisas que desnudam a história do samba. E claro, todo esse conhecimento ela traz para o palco, com um show que resgata as origens do samba!
Dhi Ribeiro (DF)
Quem já respirou em uma roda de samba em Brasília, conhece o trabalho dessa mulher! Uma das vozes mais marcantes do samba brasiliense não podia ficar de fora do Divas do Samba. Com 31 anos dedicados à música, Dhi Ribeiro é uma das maiores representantes do samba no DF. Com domínio de um repertório que passa por várias vertentes do samba, no seu último DVD focou no tema afro, com inspiração na diáspora negra. Dhi canta o sincretismo religioso, sambas de romance, sambas de roda, tudo tratado com as cores da mulher moderna e empoderada.
Sabádo, 20 de julho
Fabiana Cozza (SP)
Gente, vocês não tem noção do que é a VOZ dessa mulher. É de uma potência absurda. Não por acaso essa paulistana é apontada críticos e público como uma das importantes intérpretes da música brasileira contemporânea. Se você ainda não viu um show da Fabiana, eu garanto que está perdendo uma oportunidade única. Ela é MUITO incrível, só vendo pra crer. A Fabiana já venceu DUAS vezes o Prêmio da Música Brasileira, em 2012 e 2018, respectivamente “Melhor cantora de samba” e “Melhor CD de língua estrangeira”. Além do samba, manda super bem no jazz, e já foi convidada pelas maiores Big Bands europeiras para se apresentar em festivais do gênero na Europa e Ásia.
Karynna Spinelli (PE)
Uma das maiores vozes do samba pernambucano, Karina interpreta grandes mulheres negras do Samba e da Cultura Popular Brasileira. Ela canta a resistência da mulher na história do Samba relembrando as canções de Ivone Lara, Leci Brandão, Alcione, Lia de Itamaracá, Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus e Tia Ciata. Além da forte percussão que marca o seu trabalho, Karynna traz nas canções a louvação a divindades femininas do candomblé. No repertório ela vai misturar samba, ciranda, batuque e macumba, para celebrar o empoderamento da mulher!
Cris Pereira (DF)
Mais uma das maiores representantes do samba brasiliense! Dona de uma voz suave, Cris Pereira está com as raízes fincadas no samba, mas passeia por outros estilos da Música Popular Brasileira. No repertório, não faltam canções que abordam a questão racial, tema que sempre chamou a atenção da artista. Finalista do Prêmio Sesc de Música Tom Jobim (2009) e do Prêmio da Música Popular Brasileira (2010) na categoria Ivone Lara, Cris também é idealizadora e integrante dos projetos “Nós Negras”.
Divas do Samba
- Dias: 19 e 20 de Julho
- Horário: a partir de 20h
- Local: Museu Nacional da República
- Livre para todas as idades
- Entrada Gratuita

Esplanada dos Ministérios
Menos É Mais, Léo Santana e outras atrações agitam os 65 anos de Brasília

A celebração dos 65 anos de Brasília terá shows de atrações nacionais de renome na Esplanada dos Ministérios. Serão três dias de programação gratuita, entre 19 e 21 de abril, com artistas do axé, forró, frevo, pagode, piseiro, sertanejo e gospel. A festa na área central integra a série de ações comemorativas promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), sob o tema “O melhor tempo é agora”.
Os shows começam no sábado (19), tendo como atrações principais os cantores Wesley Safadão – que já gravou dois DVDs da carreira na cidade – e Léo Santana. No domingo (20), subirão ao palco o cantor Fagner – que, na juventude, cursou Arquitetura na Universidade de Brasília (UnB) –, o projeto musical O Grande Encontro e a cantora Mari Fernandez. Já na segunda-feira (21), os destaques são o cantor gospel Eli Soares – que se apresentará no período da manhã –, a banda brasiliense de pagode Menos É Mais e a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, que fará a gravação de um novo conteúdo audiovisual da carreira.
As apresentações musicais ocorrerão em um megapalco com telões e passarela a ser montado na Esplanada dos Ministérios. A estrutura terá camarotes, área kids e pet, roda gigante, tirolesa e praça de alimentação.
Ao longo da festividade, a população poderá contar com o programa Vai de Graça, que oferece transporte público de graça ao cidadão. De forma estendida, a gratuidade estará disponível deste a Quinta-feira Santa (17) até o dia do aniversário de Brasília, segunda-feira (21). Além disso, o GDF anunciou também o programa Lazer Para Todos durante os cinco dias de feriado, permitindo o acesso livre ao Jardim Botânico e ao Zoológico de Brasília.
Diversidade
Os 65 anos de Brasília incluem ainda os eventos religiosos da Semana Santa. Este ano, a Via Sacra na sexta-feira (18), no Morro da Capelinha, terá participação efetiva dos órgãos do GDF. A missa em ação de graças a Brasília será celebrada na segunda-feira, às 10h, pelo arcebispo Dom Paulo Cezar na Catedral Metropolitana de Brasília. A expectativa é receber 3 mil fiéis.
O setor produtivo também estará mobilizado no aniversário da capital. A rede hoteleira anunciou que alguns hotéis terão 35% de descontos nas hospedagens. A área gastronômica terá dois festivais em curso: Restaurant Week, entre 14 e 27 de abril, e Comida di Buteco, entre 11 de abril e 4 de maio.
A corrida de rua também faz parte das atrações. Nos dias 20 e 21, ocorre mais uma edição da Maratona Brasília. Além da principal modalidade de 42.195 km, os atletas e amadores poderão participar de percursos de 3 km (caminhada), 5 km, 10 km e 21 km, na Esplanada dos Ministérios, com largada em frente ao Museu Nacional da República.
Os principais equipamentos públicos do Distrito Federal vinculados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) estarão com programações especiais gratuitas durante o aniversário. A Sala Martins Pena, do Teatro Nacional Claudio Santoro, recebe no dia 19 atrações teatrais, no dia 20 um espetáculo de mágica, e no dia 21 a Medalha do Boi de Seu Teodoro e o concerto Rock Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
Neste sábado (12)
Alameda Shopping comemora 35 anos com programação especial

Em abril, o Alameda Shopping celebra seus 35 anos de história e, para marcar esta data tão especial, preparou uma programação cheia de atrações para os seus clientes. Serão diversas ações para engajar os frequentadores e transformar esta festa em um momento inesquecível para todos. O empreendimento espera a participação de todos para tornar esse aniversário ainda mais especial!
Alameda Day
Neste sábado, 12 de abril, o Alameda Shopping realiza o Alameda Day, um evento repleto de atrações para todos os gostos:
Apresentação da Orquestra – Concerto exclusivo da Orquestra Agnus Dei, na Praça Central, das 15h às 16h;
Música na Praça – Programação especial com apresentações musicais, das 12h às 15h e das 16h às 17h;
Pipoca & Algodão Doce – Distribuição gratuita das 14h às 18h;
Câmera 360º – Para estimular a interação e criar conteúdos para as redes sociais, a Câmera 360º estará disponível das 14h às 18h.
Mês de ofertas
Durante todo o mês de abril, o Alameda Shopping terá uma página especial no seu site com ofertas e descontos exclusivos.
Estácio Brasília
No mesmo dia, das 13h30 às 18h, também terá uma programação especial de serviços gratuitos e orientações para o público. A parceria com a Estácio oferece diversas atividades de apoio à saúde e bem-estar:
Direito – Orientação Jurídica com Rodrigo;
Arquitetura – Escritório Modelo com Gustavo;
Contábeis – Orientação sobre Imposto de Renda;
Biomedicina – Auriculoterapia;
Radiologia e Pedagogia – Orientações sobre Radiologia e o tema Imagens que Conectam e Cuidam (relacionado ao Dia Mundial e Nacional da Conscientização do Autismo);
Enfermagem – Aferição de pressão e prevenção de câncer de mama, útero e próstata;
PP e JOR – Orientações sobre gestão de mídias sociais e produções audiovisuais para web;
Farmácia – Aferição de pressão, uso racional de medicamentos, descarte de medicamentos, e extração de dia caseiro;
Odontologia – Instrução de higiene oral, escovação supervisionada, aplicação de flúor tópico e prevenção do câncer bucal;
Nutrição – Avaliação de bioimpedância e orientações nutricionais;
Fisioterapia – Orientação postural e outros serviços;
Educação Física – Avaliação de força de membros superiores e inferiores, além de exercícios de coordenação e cognição.
O aniversário é do shopping, mas a festa é totalmente prepara para os clientes do shopping pioneiro de Taguatinga com todas as atividades e descontos exclusivos para comemorar os 35 anos do Alameda Shopping.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2850 pode pagar prêmio de R$ 25 milhões nesta terça-feira (8)
-
Fazenda da Matta
Empreendimento de luxo promete aquecer mercado imobiliário de Pirenópolis
-
Sabin Diagnóstico e Saúde
Hemocromatose: como diagnosticar o excesso de ferro no sangue
-
Saúde pública
UPA de Ceilândia conquista certificação inédita de qualidade
-
Segunda, 07 de abril
Semana começa com 342 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Xô, Aedes!
Casos de dengue no Distrito Federal caem 97% em relação ao ano passado
-
Para toda a família
Confira a programação de Páscoa do Royal Tulip Brasília Alvorada
-
Acumulou!
Mega-Sena 2851 pode pagar prêmio de R$ 31 milhões nesta quinta (10)