Cidades
Entidades protocolam pedidos de cassação de deputados distritais investigados
Auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) em conjunto com as entidades Adote um Distrital e Observatório Social protocolam pedidos de cassação dos mandatos dos deputados Celina Leão (PPS), Júlio César (PRB), Bispo Renato (PR), Raimundo Ribeiro (PPS) e Cristiano Araújo (PSD). Os cinco documentos referentes aos parlamentares investigados pelo Ministério Público foram entregues nesta quinta-feira (25), no protocolo da CLDF.
O presidente da União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), Paulo Martins, foi o responsável pela entrega das representações. “São cinco solicitações de abertura de processos disciplinares contra os distritais envolvidos no esquema de propina para destinação das emendas parlamentares”, explicou o auditor.
“Dentre as acusações que motivam o pedido estão a prática de corrupção, na qual envolve recursos públicos, empreguismo na CLDF e falsidade em documentos oficiais. A gravidade das informações divulgadas merece apuração por parte do poder legislativo. A atuação da justiça, mostra que as evidências são relevantes e infligem o código de ética”, completou Paulo Martins.
De acordo com o regimento interno da Casa, antes de chegar à Comissão de Ética, a representação passa pela análise de admissibilidade na Mesa Diretora que, após parecer da Procuradoria, decide se envia o processo à Corregedoria.