Michelle Cintra
Entenda como o preparo do café pode interferir no sabor da bebida

O café se tornou um dos grandes aliados do dia a dia do brasileiro. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a ingestão da bebida cresceu 1,34%, no Brasil, em 2020. A informação foi apresentada em março deste ano, destacando que o seu consumo foi o segundo maior da série histórica no país.
Seja para acompanhar o lanche da tarde ou para iniciar a manhã com disposição, o café entrou no cardápio como uma bebida indispensável. Entretanto, o grão pode apresentar sabores variados de acordo com a sua preparação. Michelle Cintra, dona da cafeteria FSTA & Coffee, localizada na QI 11 do Lago Sul, explica a importância de apostar na diversidade dos métodos.
“É comum que a gente opte pelo café coado quando estamos em casa. Contudo, hoje em dia, temos outras possibilidades para degustar essa bebida. Existem diferentes técnicas para gerar sabores variados. Dessa forma, a experiência fica ainda mais enriquecedora, afinal, é uma festa de sabores para o nosso paladar”, comenta.
Além do expresso comum, a casa optou por trazer três métodos interessantes para os clientes conhecerem as formas que o café pode assumir com a sua preparação, sendo eles: Hario V60, Prensa Francesa e Chemex.
O primeiro, Hario V60, é conhecido por ser um método japonês bastante utilizado. Por meio de um coador de cerâmica ou vidro, em formato espiral, a temperatura da água se mantém elevada e o fluxo da água se torna mais uniforme. O consumo é indicado para os fãs do café coado que desejam ressaltar notas sensoriais e aromáticas do grão.
Por remeter ao café feito em casa, ele se tornou o método mais pedido na cafeteria. Segundo Michelle, além de valorizar os atributos do café, há uma forte presença de aconchego e acolhimento no momento da degustação, tornando-o o queridinho dos clientes.
“O resultado desse café é uma bebida que traz equilíbrio no corpo, amargor e doçura no ponto ideal. A textura se torna aveludada e harmônica. É um clássico que sempre tem espaço durante ou após uma refeição”, diz.
Já a Prensa Francesa conta com a infusão dos grãos em água quente. A ideia surgiu para manter a bebida com a temperatura elevada por mais tempo. Ao final, o café possui características intensas e densas, pois passa apenas pelo filtro do êmbolo de metal.
“A prensa francesa tem singularidades clássicas que remetem aos métodos mais tradicionais e conhecidos para a extração do café. Há uma maior experiência sensorial dos óleos essenciais, de forma encorpada e adocicada. É um método delicado e muito procurado pela alta concentração de cafeína”, comenta.
Por fim – e não menos procurado -, o Chemex chama atenção pelo seu formato inusitado de ampulheta. Nesta técnica, é utilizado um filtro de papel com ampla ação. Antes de inserir o pó, é necessário colocar uma pequena quantidade de água quente para limpar sabores externos do material.
O método alemão foi desenvolvido em 1941 e mantém a temperatura ideal do café por mais tempo. “Por conta do corpo em jarra de vidro afunilado e o filtro de papel com quatro camadas, a bebida fica livre de oleosidade e apresenta um baixo amargor, com extração limpa e delicada”, pontua Michelle.
Essa característica é decorrente do papel utilizado, visto que uma camada é destinada para a sustentação do pó e, as demais, absorvem os óleos provenientes do café.
“É uma bebida delicada para diferentes tipos de gostos. O resultado deste método é um café sem resíduos e que equilibra acidez, doçura e corpo”, complementa.
Sobre a FSTA & Coffee
Com uma carta de drinks autorais de café pelo Ristretto Café Bar, a FSTA & Coffee, localizada no Lago Sul, conta com um menu repleto de produtos artesanais. O café boutique também conta com um ambiente colaborativo e coworking.
A cafeteria foi idealizada e fundada pela empresária Michelle Cintra, que nasceu para acolher empresas do mercado de eventos e seus clientes. A iniciativa inédita em Brasília, incentiva a união, em um só lugar, de todos os serviços necessários para a realização de uma festa.
Como bons negócios são fechados tomando um bom café, a FSTA & Coffee traz o ambiente perfeito para receber os apaixonados por festas e café! Por isso, foi desenvolvido um cardápio recheado com delícias de empresas locais, cafés especiais, opções fitness e veganas com produtos artesanais de altíssima qualidade. São diversos drinks de cafés e comidas exclusivas, pensadas para deixar o dia a dia corrido de trabalho, mais agradável e acolhedor.

Vista panorâmica
Tivoli Mofarrej São Paulo abre café da manhã para não-hóspedes

Imagine começar o dia com a melhor vista da cidade e saborear um café da manhã de hotel cinco estrelas. No Tivoli Mofarrej São Paulo, isso é possível. Localizado no 23º andar do hotel, o restaurante, que é aberto ao público, oferece um menu repleto de opções deliciosas e sofisticadas, assinado pelo chef executivo Danilo Brasil.
A panificação do hotel é artesanal, com pães frescos preparados diariamente, incluindo o tradicional pão de queijo brasileiro. Os croissants e pain au chocolat são cuidadosamente assados para atingir a textura perfeita – crocantes por fora e macios por dentro. A variedade inclui ainda bolos caseiros, donuts frescos e delicadas tarteletes doces que adicionam um toque especial à experiência.
Dentre os destaques do menu à la carte estão as omeletes personalizadas com diversos recheios, os clássicos ovos beneditinos, ovos pochê, tapioca, waffles e panquecas. Os visitantes também podem se deliciar com salmão defumado, uma refinada seleção de frios importados e queijos especiais.
Para quem tem restrições alimentares, o café da manhã conta com uma estação completa sem glúten com pães especiais, uma variedade de iogurtes, além de uma seleção criteriosa de frutas frescas da estação e um menu dedicado com opções veganas e vegetarianas, incluindo leites vegetais para as bebidas.
Para completar a experiência, o hotel oferece diversas opções de cafés da marca Nespresso, como cappuccino, latte e iced macchiato, além de chás, água aromatizada, sucos naturais, e, aos finais de semana e feriados, espumante para tornar o momento ainda mais especial.
O café da manhã no Tivoli Mofarrej São Paulo é servido diariamente das 6h30 às 10h30, com horário estendido até às 11h nos fins de semana e feriados. Adultos pagam R$ 135 (por pessoa), com taxa de serviço opcional; crianças de 7 a 12 anos, têm 50% de desconto; e crianças com até 6 anos de idade, não pagam. Vale lembrar que, não é necessário reserva prévia e o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão.
Açaí do Ninja
De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí

As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.
Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.
Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.
Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.
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