Cidades
Emergências pediátricas do Gama são transferidas para o Hmib, na Asa Sul
O serviço de emergência pediátrica do Hospital Regional do Gama foi transferido para o Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), na Asa Sul. Com isso, a unidade no Gama passa a receber apenas crianças em estado gravíssimo e internações dos pacientes transferidos pelo Hmib, que terá acesso a 20 leitos no hospital regional. A mudança, iniciada nessa quarta-feira (3), é temporária.
Durante o dia, em casos simples, a Secretaria de Saúde recomenda que a população procure atendimento nos centros de saúde de Santa Maria e do Gama, com as equipes Estratégia Saúde da Família.
De acordo com a pasta, são feitos de 150 a 200 atendimentos pediátricos diariamente no Gama. Desses, 10% são classificados como gravíssimos, e 75% poderiam ser direcionados para a atenção primária.
O superintendente da Região Sul, Marcelo Alexandrino, garante que a população não ficará desassistida. “Fizemos um pacto entre as unidades de saúde para que as crianças recebam o atendimento necessário.”
Segundo ele, a medida vai vigorar até que seja concluída a contratação de novos pediatras. O Hospital Regional do Gama tem hoje 12 médicos da especialidade, mas quatro estão em licença para tratamento de saúde.
Novas contratações de pediatras
De acordo com a Casa Civil do Distrito Federal, há um processo em andamento na pasta para que cinco pediatras sejam nomeados e lotados no hospital do Gama. Esses profissionais, de acordo com a Saúde, são do último concurso e pediram posicionamento em final de fila para serem chamados em outra convocação. O ato de nomeação deve ser encaminhado na semana que vem para assinatura do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.
Além disso, o Ministério Público do DF e Territórios autorizou a contratação de pediatras temporários. A seleção deve ser publicada ainda neste mês, e a previsão é que sejam chamados, pelo menos, 137 profissionais, entre eles, 30 especializados em neonatologia, ou seja, em bebês com até 28 dias de vida.