Cidades
Eixos Norte e Sul e Buraco do Tatu ganham iluminação de LED
Como parte das entregas da primeira etapa do programa Ilumina Mais Brasília, o governo inaugurou a iluminação de LED dos Eixos Rodoviários Norte e Sul e do Buraco do Tatu na noite desta segunda-feira (16).
O programa visa modernizar o sistema de iluminação pública do Distrito Federal. O governador Rodrigo Rollemberg participou do ato na Praça Zumbi dos Palmares, em frente ao Setor de Diversões Sul, o Conic, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.
Para Rollemberg a inauguração é uma conquista importante para a população de Brasília. “É a cidade ficando cada vez mais iluminada, mais bonita e mais segura.”
Ele assegurou que o programa levará luz de LED a praticamente todas as cidades do DF, além da Avenida Hélio Prates, que já recebe o benefício.
“Vamos colocar em três avenidas do Sol Nascente e outras em Ceilândia, em Planaltina, no Paranoá, em São Sebastião, no Núcleo Bandeirante e em Brazlândia. Praticamente todas as cidades, nas suas principais vias, terão essa iluminação maravilhosa”, assegurou.
Nos Eixos Sul e Norte, foram substituídas, respectivamente, 359 e 330 lâmpadas convencionais de 600 watts pelas de LED de 355 watts. Essas são mais econômicas e eficientes.
Já no Buraco do Tatu, 130 refletores de vapor de sódio de 400 watts deram lugar a modelos LED de 200 watts.
O investimento total nos três locais foi de R$ 3.207.198,93. A execução ficou a cargo da Companhia Energética de Brasília (CEB), e as ações do programa Ilumina Mais são de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Ilumina Mais Brasília substituirá mais de 8 mil lâmpadas – Lançado em fevereiro deste ano, o programa prevê a ampliação da rede e a troca de lâmpadas convencionais (do tipo vapor de sódio) por equipamentos de LED (diodo emissor de luz, em português).
O Ilumina Mais Brasília será executado por etapas, atendendo inicialmente locais com grande circulação de pessoas e vias com tráfego intenso.
Em um primeiro momento, de acordo com a secretaria, serão feitas a recuperação de cabos e postes e a substituição de 8.342 luminárias.
Os investimentos totais do programa somam R$ 29.309.313,17, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), taxa paga por todas as unidades consumidoras de energia elétrica.
Novas luminárias são mais econômicas e eficientes – Ao optar pelo novo equipamento, o governo levou em consideração a diminuição dos gastos com energia — estima-se que a economia será, em média, de 40%.
As lâmpadas de LED têm maior tempo de vida útil, cerca de doze anos, além de maior luminosidade.