Cidades

Governo promove oficinas para participar da Rede de Pontos e Pontões de Cultura

em

Marcus Castro, Edição

Com o objetivo de auxiliar interessados em participar do edital de fomento da Rede de Pontos e Pontões de Cultura do Distrito Federal, a Secretaria de Cultura fará uma série de quatro oficinas. A primeira será no Museu Nacional, das 9 às 18 horas.

De acordo com a pasta, será lançado ainda neste ano um edital que selecionará 22 projetos de pontos de cultura e 1 para um pontão. Podem se candidatar pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades.

Além do Plano Piloto, as oficinas ocorrerão em São Sebastião, Planaltina e Ceilândia. A atividade tem como foco esclarecer dúvidas, detalhar a documentação necessária para participar do edital e orientar a respeito de temas relativos à Lei Federal nº 13.018, de 2014, que instituiu a Política Nacional de Cultura.

Para que todo o processo seja feito em tempo real, com questões respondidas à medida que surgirem, serão colocados à disposição computadores e internet.

A subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, reforça que o edital selecionará projetos de entidades que atuam no DF, dando continuidade às atividades já promovidas. “A proposta é valorizar e promover nossos saberes e fazeres, a fim de que os pontos multipliquem seu alcance e atendimento”, destaca.

Os 22 projetos selecionados para ponto de cultura receberão R$ 85 mil cada um, e o pontão, R$ 325.209,40. Para concorrer, é preciso que a entidade comprove sua existência e o desenvolvimento de atividades culturais no Distrito Federal há, no mínimo, três anos.

No caso do pontão, a entidade deve estar em funcionamento também há três anos no DF, e não apenas desenvolver, mas também acompanhar e articular atividades culturais em parceria com outras entidades que sejam pontos de cultura (reconhecidos ou não).

Pontos e pontões de cultura do DF

Os pontos e pontões de cultura são instrumentos previstos na Lei Federal nº 13.018, de 2014, que instituiu a Política Nacional de Cultura.

São considerados pontos de cultura entidades sem fins lucrativos, grupos ou coletivos que desenvolvem e disseminam atividades culturais em suas comunidades. Podem ser pontos, por exemplo, escolas de samba, comunidades de matriz religiosa e espaços onde se desenvolvem ações artísticas.

Já o pontão de cultura é um espaço aglutinador desses grupos. É atribuição dele articular ações de mobilização e mediação da rede de pontos de cultura.

Há cerca de 40 pontos de cultura certificados no DF e outros autodeclarados, que ainda serão mapeados pelo governo de Brasília.
Atualmente, há cinco pontões de cultura com sede no DF, um deles gerido pela Secretaria de Cultura: a Casa do Cantador.

Veja os pontos de cultura credenciados pelo Brasil.

Oficinas sobre edital da Rede de Pontos e Pontões de Cultura do DF

19 de agosto (sábado)
Plano Piloto
Das 9 às 18 horas
Museu Nacional
Conjunto Cultural da República, Eixo Monumental, Setor Cultural Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto

26 de agosto (sábado)
Planaltina
Das 9 às 18 horas
Coordenação Regional de Ensino de Planaltina
Setor Educacional, Lotes C/D

2 de setembro (sábado)
Ceilândia
Das 9 às 18 horas
Casa do Cantador
Quadra 32, Área Especial G

16 de setembro (sábado)
São Sebastião
Das 9 às 18 horas
Casa Frida
Rua 30, Casa 121, Vila Nova

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile