Cidades
É possível se inscrever para a educação de jovens e adultos (EJA) a partir do dia 10
Pessoas com mais de 15 anos que não tiveram acesso aos estudos ou não concluíram os ensinos fundamental e médio terão a oportunidade de se inscrever no próximo semestre da educação de jovens e adultos (EJA). As telematrículas pelo telefone 156, válidas somente para a modalidade presencial, serão de 10 a 17 de junho.
Para se inscrever, o candidato deverá informar nome completo, data de nascimento, endereço com CEP, duas escolas de preferência e telefone residencial ou do local de trabalho. As idades mínimas para ingresso na EJA são de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
“Os alunos escolhem as escolas de acordo com a proximidade do trabalho e da casa. Avaliamos os pedidos e quase sempre atendemos com a primeira opção”, ressalta a diretora de Oferta Educacional da Secretaria de Educação, Raphaella Cantarino. Ao todo, 113 escolas oferecem a modalidade de ensino no Distrito Federal.
A expectativa da pasta é que 4 mil pessoas liguem para se inscrever na EJA. “Educação de jovens e adultos sempre tem 100% da demanda atendida”, destaca o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação, Fábio Pereira de Sousa. Em 2014, foram 5,6 mil matriculados; no ano passado, 3,6 mil.
O resultado das telematrículas será divulgado em 1º de julho, a partir das 17 horas, no site da Secretaria de Educação, nas 14 regionais de ensino e nas escolas que oferecem a EJA. Após a divulgação, os matriculados têm de 11 a 15 de julho para comparecer pessoalmente à escola, com documentos pessoais e comprovante da última série cursada, e efetivar a vaga. Caso o aluno não consiga provar onde parou os estudos, será feito um teste de nivelamento. Se houver vaga remanescente, será ofertada diretamente na escola após o início do semestre letivo, em 13 de agosto.
Veja as escolas que oferecem a educação de jovens e adultos.
EJA
Divididos em três partes, os cursos da EJA têm duração de quatro semestres, nos dois primeiros segmentos, e de três semestres, no último. Nos primeiros dois anos, o aluno estuda o ensino fundamental e, no último um ano e meio de curso, aprende as matérias cursadas no ensino médio.
Há também a possibilidade do curso a distância, mas as matrículas para o segundo semestre ainda não têm data definida. Os estudantes da EJA também podem fazer os exames de certificação do Ministério da Educação — Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Telematrícula para a Educação de Jovens e Adultos
De 10 a 17 de junho
Pelo telefone 156