Saúde
Dormir mais melhora o aprendizado e diminui o risco de depressão
Acordar cedo é difícil para muitas pessoas, principalmente para crianças e adolescentes. Pesquisadores resolveram analisar quais os efeitos causados em crianças e adolescentes quando o cérebro ainda está em formação pode causar no organismo. De acordo com o estudo publicado na revista científica Sleep Health, essa faixa etária deveria dormir mais para melhorar atividades do dia a dia, inclusive o desempenho escolar.
A pesquisa analisou que as aulas em geral se iniciam às 07h30. Durante a primeira semana os alunos entraram no horário normal. Na semana seguinte entraram às 08h30, uma hora mais tarde. Na terceira semana retomaram o horário inicial. Os adolescentes dormiam no horário normal e o impacto foi de melhor humor, menores níveis de depressão, confusão, tensão, raiva e aumento no vigor.
O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola explica que é importante que os estudantes não fiquem sonolentos durante o período de estudo para que a produtividade e qualidade sejam maiores. Victor Hugo explica que para que as pessoas possam aprender alguma coisa e reter informações é preciso que o cérebro esteja descansado.
“Uma noite de sono ruim altera isso completamente. Quando nós temos uma privação de sono, quando não temos um sono adequado, também vai interferir no humor, em como a gente vai reagir. Isso também está relacionado a nossa capacidade de aprendizado.”
Cerca de 48 estudantes de 15 a 18 anos foram avaliados durante três semanas e o resultado é que uma hora a mais de sono faz toda a diferença. O estudo mostra que atrasar o horário de início das aulas é benéfico para aumentar a quantidade de sono dos adolescentes.
O psiquiatra Alisson Marques, do Instituto Meraki – Saúde Mental, conta que existem algumas formas de melhorar a qualidade do sono e que é preciso ficar atento caso a falta ou privação de sono seja recorrente. Alison explica que é preciso estar relaxado e dá algumas dicas de como melhorar e auxiliar no momento do descanso.
“Tomar um banho quente, diminuir a iluminação do local, evitar aparelhos eletrônicos antes de se deitar, observar se o local tem barulho. Todas essas coisas podem facilitar uma melhor qualidade de sono e ajudar no desenvolvimento dessa fazer de aprendizado que é tão importante.”