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Curso começa dia 19

Divulgada lista de aprovados no #BoraVencer Profissionalizante

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A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude divulgou a lista dos convocados para o curso de auxiliar administrativo do #BoraVencer Profissionalizante com uma novidade: a ampliação no número de vagas — de 600 para 1.000. “Percebemos, pelo volume de inscritos, que as 600 vagas seriam poucas, então conseguimos mais 400 vagas que estão distribuídas de acordo com os locais de maior demanda”, explica o secretário Aurélio Araújo.

Os aprovados têm de confirmar pela internet o interesse de matrícula até a segunda-feira (19), primeiro dia de aula. Além disso, o aluno deve comparecer ao local de aula para o qual foi selecionado, com a documentação exigida: cópias do RG, cadastro de pessoas físicas (CPF), comprovante de residência, título de eleitor e uma foto 3×4.

Com foco na prova do concurso aberto da Secretaria de Educação, o curso de auxiliar administrativo começa em 19 de dezembro e vai até 28 de janeiro de 2017, véspera do certame. Ao fim das aulas, os estudantes estarão capacitados para ser absorvidos pelo mercado de trabalho.

O curso terá três polos de ensino: Ceilândia, Plano Piloto e Planaltina, com aulas diariamente, inclusive nos sábados e domingos. Segundo a Subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, as únicas folgas serão as dos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. “Temos um curso com 200 horas-aula, por isso será necessário usar todos os finais de semana para completar toda a carga horária antes do dia da prova do concurso [29 de janeiro]”, justifica Aline.

Com a alta procura, foi necessário aplicar os critérios de seleção previamente divulgados. No preenchimento das vagas, tiveram prioridade aqueles que apresentavam as seguintes condições: menor renda per capita familiar; estar desempregado; ser egresso ou estar em atendimento no sistema socioeducativo.

O curso abordará conhecimentos básicos de língua portuguesa, redação oficial, Lei Orgânica do Distrito Federal, noções de direito administrativo, bases legais e temas da educação, em âmbito nacional e distrital, e atualidades.

A carga de ensino ainda trará, nos conhecimentos específicos, noções de administração e informática. Os alunos vão receber uniforme, apostilas, cadernos e canetas para usar no curso.

Atendendo a uma demanda eleita na Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia por oportunidades de estudo para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Políticas para as Crianças, Adolescentes e Juventude promove o #BoraVencer desde o primeiro semestre de 2016. Ao longo do ano, 16 mil jovens foram atendidos.

As oito aulas seguiram os eixos temáticos do Enem: ciências humanas; matemática; ciências naturais; linguagens e códigos e redação. Os encontros do primeiro semestre ocorreram em 9 e 30 de abril e em 7 e 21 de maio. No segundo semestre, em 18 e 25 de setembro e em 9 e 23 de outubro.

Em 30 de outubro, uma semana antes do Enem, a secretaria promoveu o #BoraVencer Dicas, uma tarde para descontrair os alunos, com palestras motivacionais, música e dicas finais que podem fazer diferença na hora da prova.

Para o segundo semestre, além do #BoraVencer Enem, foi lançado o #BoraVencer Intensivão, exclusivo para alunos da rede pública — regular ou educação de jovens e adultos (EJA) — e bolsistas integrais da rede privada, inscritos no Enem 2016. As aulas foram ministradas de segunda a sábado, entre 5 de setembro e 4 de novembro.

Curso de auxiliar administrativo do #BoraVencer Profissionalizante
De 19 de dezembro a 28 de janeiro de 2017
Confirmação de interesse na matrícula pela internet.
Veja a lista dos 1.000 selecionados.

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Inscrições até 25/01

QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos

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QualificaDF Móvel
Foto/Imagem: Divulgação/Sedet-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.

Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.

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Inscrições já estão abertas

Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025

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casamento comunitário
Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.

Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.

Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).

Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025

Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.

Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).

Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.

Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.

Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.

Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.

As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.

Casais selecionados

Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.

Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.

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