Carinho, amor e emoção
Diversificar os tipos de flores pode surpreender no Dia das Mães

O setor da floricultura nacional já está se movimentando para incrementar as vendas de flores e plantas ornamentais para o Dia das Mães. Afinal, as flores são um dos poucos presentes capazes de agregar carinho, amor e, principalmente, emoção. Escolher uma flor que se identifique com cada mãe, seja pela beleza, exotismo, cor, textura ou perfume, pode ser um grande diferencial para homenagear aquela que espera ser lembrada pelos filhos no seu dia.
“O mercado de flores e plantas está cada vez mais diversificado. Os produtores investem muito para trazer novidades em variedades e em produtos cada vez mais bonitos e duráveis. A qualidade das flores brasileiras está cada vez melhor. Para se ter uma ideia, estão disponíveis para a comercialização no Brasil cerca 300 diferentes espécies e mais de 3.500 variedades. Hoje, encontramos flores para todos os gostos, bolsos e ocasiões. Buscar um diferencial neste presente está mais fácil do que nunca”, comenta Kees Schoenmaker, presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor).
Para o diretor de Comunicação e Marketing do Instituto, Renato Opitz, o produtor também vem se preocupando com a apresentação dos produtos, investindo não apenas na qualidade das flores e plantas que oferta a todo o país, como, em embalagens cada vez mais decorativas e alusiva às datas comemorativas. “Essa preocupação é um importante detalhe que agrega muito valor ao produto final”, diz.
A campanha idealizada pelo Ibraflor, por exemplo, tem como slogan “Presenteie com flores e plantas para celebrar o amor que cresce e floresce a cada dia” e foi disponibilizada para ser usada nas redes sociais e nos pontos de venda por todos os elos da cadeia da floricultura, do produtor ao lojista. A mesma linha segue a campanha da Cooperativa Veiling Holambra, com cerca de 400 produtores associados, que procura o fortalecimento entre mãe e filho por meio do cuidado com as plantas: “O cuidado presente em todos os momentos”.
A campanha da CVH faz a conexão entre o eterno cuidado maternal e o cuidado com as plantas para retratar o fortalecimento dessa relação, do teste de gravidez até a adolescência. Para a demonstração de amor e afeto ao presentear com flores, vídeos, disponíveis em 30 e em e 60 segundos, também representam esse cuidado e a presença alegre das flores e plantas em diversas fases da maternidade. Para impulsionar o comércio, foram produzidos também banners e cartazes para os pontos de venda com produtos das três categorias: flores de corte e em vaso e plantas ornamentais.
Também a Cooperflora, que agrega cerca de 100 produtores, foca a sua campanha na emoção. “O mundo é melhor pelos olhos dela. Cultive o amor daquela que sempre nos compreende com apenas um olhar. Dê flores nesta data tão especial. Feliz Dia das Mães. Para a data, a Cooperativa trabalhará, em especial, a divulgação de tulipas e azaléas em vaso, rosas coloridas, girassol, cravo e cravo-spray.
Mercado de flores, plantas ornamentais e acessórios para floricultura e decoração do Circuito das Flores, na região de Holambra, o Ceaflor está bastante confiante neste que será o seu primeiro Dia das Mães totalmente livre dos efeitos da era covid. O complexo comercial que abriu as portas em setembro de 2019, e atualmente reúne 947 boxes de produtos diversos, ampliará o período de funcionamento do mercado, entre 27 de abril e 13 de maio, com os portões sendo abertos aos clientes – atacadistas e varejistas – a partir das 4 horas da manhã, duas horas antes do horário habitual.
“Nossos produtores e comerciantes estão otimistas com o Dia das Mães, a data que, por ser sempre muito aquecida, representa o “Natal” do setor de flores e plantas ornamentais. Eles estão todos prontos para ofertar ao mercado brasileiro a enorme variedade de produtos em flores de corte e em vaso e plantas ornamentais em diferentes cores, tamanhos, texturas e preços, a fim de que todas as mães sejam homenageadas com flores por seus filhos e netos”, comenta o presidente do Ceaflor, Antonio Carlos Rodrigues.
Ações
A região Nordeste inova ao colocar cactos e suculentas junto a outros produtos, em arranjos, como orquídeas, por exemplo. A Ceasa Campinas e a Aproccamp promoverão um evento voltado ao consumidor final, com o intuito de atrair público para o sábado que antecede a data, dia 13 de maio, das 8h às 14h, com algumas atrações, como música ao vivo, brinquedos infláveis para as crianças, sorteios, brindes e distribuição de pipocas.
O entreposto está otimista, mas aguarda os resultados, já que as vendas comecem cerca de 15 dias ates da data. “Seguindo o histórico dos últimos anos, as flores mais comercializadas para a data são as rosas, violetas, kalanchoe, calandiva, begônias e orquídeas. No último ano tivemos também um crescimento discreto nas vendas de lírios e azaleias”, informa Tiago de Azevedo Alves, gerente administrativo da Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp).

Fazenda da Matta
Empreendimento de luxo promete aquecer mercado imobiliário de Pirenópolis

O mercado imobiliário de Pirenópolis está prestes a ganhar um novo capítulo com o lançamento do Fazenda da Matta, empreendimento que promete unir qualidade de vida e valorização patrimonial. O projeto será destaque em rodadas de negócios a partir de abril, abrindo o calendário de eventos que culmina com a abertura oficial do stand de vendas em 17 de maio. A expectativa é alta em um mercado que já apresenta forte demanda por primeira e segunda moradia.
A Fazenda da Matta é desenvolvido pela Omnium, grupo com ampla experiência no mercado imobiliário, agropecuária e prestação de serviços, em parceria com renomada construtora do centro oeste, além de outros parceiros estratégicos locais como a DVLP, que tem como sócio Guilherme Siqueira Campos. Fundada em 2009 no sudeste do estado de São Paulo, a empresa iniciou suas atividades produzindo lotes e imóveis voltados para o público de baixa renda. Hoje, atua em toda a cadeia do mercado imobiliário, desde a aquisição de áreas e desenvolvimento de projetos até a construção, legalização, entrega e pós-venda, sempre com foco em urbanismo de qualidade.
Recentemente a pesquisa Mapa do Turismo Brasileiro reafirmou o status da região de Pirenópolis, e do eixo Brasília – Goiânia, como destino de alta relevância, integrando novamente a região a categoria de luxo. Isso é reforçado por um fluxo de aproximadamente 80 mil turistas mensais, o que eleva a demanda por imóveis para locação por temporada e para aquisição como segunda residência.
Segundo o IBGE a região apresentou uma expansão populacional de 16% nos ultimos anos, ilustrando o crescente interesse pela região, conhecida tanto pelo apelo turístico quanto pela qualidade de vida.
O Fazenda da Matta irá explorar essa demanda com espaços amplos para esportes, bem-estar e saúde, além de oferecer experiências exclusivas como Haras, Clubhouse, Putting Green, Paddle, Fazendinha, parreiral próprio, restaurante e academia de ginástica com mais de 300m2, e um amplo complexo esportivo equipado com quadras de tênis, entre outros, que atendem às necessidades de famílias e investidores.
“O mercado imobiliário do Centro-Oeste proporciona que qualquer aquisição seja automaticamente um investimento, pelo seu crescimento e valorização. A Fazenda da Matta chega para atender e aprimorar a procura por segundas residências que eventualmente até se tornem primeiras”, acredita Felipe Maldonado, da Omnium.
Sobre o Fazenda da Matta
O Fazenda da Matta é um condomínio exclusivo que une natureza, sofisticação e exclusividade em um refúgio de alto padrão. Localizado a apenas 10 minutos do centro de Pirenópolis, oferece uma experiência única para quem busca conforto, privacidade e valorização patrimonial.
Com paisagismo assinado pelo escritório Depieri, arquitetura de Denise Zuba e um haras assinado por Doda Miranda, o Fazenda da Matta redefine o conceito de casa de campo. Além disso, conta com uma parceria gastronômica com o renomado Bistrô de Fogo e um compromisso social com a ONG Amigos do Bem.
Lei nº 15.116/2025
Mulher vítima de violência pode ter reconstrução dentária pelo SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que garante, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento odontológico para reconstrução e reparação dentária de mulheres vítimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal. O texto foi publicado no Diário Oficial da União.
Estão incluídos procedimentos de:
- Reconstrução;
- Próteses;
- Tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços.
O atendimento odontológico previsto na Lei nº 15.116/2025 será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.
Para acesso ao Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência. Os critérios de acesso ao programa ainda serão definidos em regulamentação pelo governo federal.
A lei também permite parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sempre que necessário, para aprimorar os serviços oferecidos.
O programa, segundo o governo, além de proporcionar atendimento prioritário e gratuito para a recuperação da saúde bucal, tem o objetivo de “devolver o mínimo de dignidade às vítimas”. O texto foi aprovado no início de março pelo Congresso Nacional.
“Estudos indicam que em mais de 60% dos casos de agressão contra a mulher no âmbito doméstico, a face é o principal alvo. As sequelas deixadas no rosto, e sobretudo na boca, causam impactos que ultrapassam os danos físicos. Os efeitos dessas agressões encontram reflexos no campo emocional da vítima, atingindo sua autoestima e minando a confiança necessária para a reestruturação social e profissional”, explicou o governo, em comunicado.
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