Cidades

Distrito Federal tem redução histórica de mortes no trânsito

em

Nina Quintana/Agência Brasília

De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o mês de janeiro registrou 11 mortes no trânsito do DF, 68,5% a menos que o mesmo período do ano passado quando foram registradas 35 vítimas fatais. Os dados são preliminares, mas apontam que essa é a maior redução desde 1995, quando se iniciou os registros de acidentes de trânsito em Brasília. O menor número registrado anteriormente foi em março de 2017, quando ocorreram 13 óbitos.

Desde o início do ano, o Detran-DF tem atuado em ações conjuntas com outros órgãos da Segurança Pública, além do trabalho integrado entre os setores de Estatística, Fiscalização, Engenharia e Educação do Departamento, com o objetivo de inibir a ocorrência de acidentes e mortes no trânsito. Segundo dados preliminares, em janeiro 1.411 motoristas foram autuados por dirigirem após a ingestão de bebida alcoólica, 684 por não possuírem habilitação e 53 com o direito de dirigir suspenso ou cassado.

Pedestre

O levantamento do Detran-DF aponta que, dos óbitos registrados em janeiro, oito eram pedestres, dois condutores e um ciclista. Dentre os pedestres, seis eram homens e duas eram mulheres. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 12 pedestres morreram no trânsito, houve uma redução de 33%.

Nesta semana, o Detran-DF lançou a Operação Segurança na Faixa que tem o objetivo de fortalecer atitudes de respeito ao pedestre. Diariamente, as equipes de fiscalização atuarão em pontos de grande fluxo de pessoas, auxiliando a travessia e coibindo infrações. A ação ocorrerá de forma itinerante, nas vias urbanas, das regiões administrativas do DF.





Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile