Brasil
Dia do ovo: alimento ganha cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros
Frito, mexido, cozido, como acompanhamento do almoço ou até mesmo no café da manhã. Estamos falando do ovo, uma rica fonte de proteínas e que está presente no cardápio diário de muitos brasileiros. Desde 2007 o consumo desse alimento vem aumentando, em média, 10% ao ano. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o brasileiro consome 262 ovos por ano.
O ovo é reconhecido pelo seu valor nutricional, sendo classificado como uma proteína completa, ou seja, que contém todos os aminoácidos, além das vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro e cálcio.
Além de ser uma opção de proteína mais barata para o bolso da população, o crescimento no consumo também ocorreu devido ao alto padrão de produção da avicultura nacional. “A avicultura brasileira está entre as melhores do mundo, atendendo todas as exigências de sanidade, bem-estar animal e genética, garantindo um produto com muita qualidade e segurança ao consumidor”, ressalta o Gerente Técnico de Aves da Zoetis, Eduardo Muniz.
Veja alguns dos benefícios do ovo para a saúde:
– Auxilia na perda de peso: por ser um alimento rico em proteínas e que ajuda a aumentar a sensação de saciedade;
– Melhora o sistema imunológico: por ser rico em antioxidantes como as vitaminas A, D, E e do complexo B, aminoácidos (triptofano e a tirosina), e minerais (selênio e o zinco);
– Ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom: graças à lecitina, que atua no metabolismo das gorduras;
– Combate a anemia: já que contém ferro, vitamina B12 e ácido fólico;
– Contribui para o aumento de massa magra: isso porque é uma fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, importantíssimas para fornecer energia.