15 de março
Dia da Escola: conheça a origem da data e dicas de atividades para celebrar

Celebrado no dia 15 de março, o Dia da Escola surgiu para ressaltar a importância dessa instituição para todos — estudantes, professores e sociedade em geral. É na sala de aula que as crianças intensificam a convivência social e têm oportunidade de aprender normas e regras fundamentais para o desenvolvimento como seres humanos, muito além da alfabetização.
As primeiras escolas brasileiras surgiram a partir da iniciativa dos padres jesuítas que chegaram às terras tupiniquins logo após a colonização pelos portugueses. O primeiro centro de ensino foi fundado em 1549 em Salvador (BA), pelo padre Manuel da Nóbrega e pelo jesuíta Rijo Rodrigues. Todo o ensino formal ficava por conta da Igreja Católica naquela época.
Logo em seguida, foi a vez de São Paulo (SP) ter sua própria escola. O religioso Leonardo Nunes construiu um pavilhão de taipa e deu o pontapé inicial para uma escola de ensino primário.
Como celebrar
Cada instituição adota a celebração da data de uma maneira, mas a mais popular tende a ser um compilado de atividades educativas e lúdicas que trabalham em torno de entender como o aluno enxerga a escola e os valores que são aprendidos dentro dela, como respeito, empatia, confiança mútua, disciplina e ética.
A data, inclusive, é um lembrete para valorizarmos o empenho e flexibilidade que escolas precisaram ter para se adaptarem às mudanças que a educação mundial passa a cada ano. E, mais do que nunca, refletir como é o processo para que os alunos mantenham o interesse de retornar às salas de aula e tenham um futuro com mais oportunidades.
Atividades para o Dia da Escola
Homenagem aos professores: Realizar uma cerimônia de reconhecimento e agradecimento aos professores, valorizando o papel que eles desempenham na formação dos estudantes e na construção de uma sociedade melhor.
Palestras e debates: Promover palestras e debates sobre temas relacionados à educação, como a importância da escola na formação dos cidadãos, as tendências e desafios do ensino atual e a importância do acesso à educação para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Exposição de trabalhos: Realizar uma exposição de trabalhos realizados pelos estudantes ao longo do ano, para que a comunidade escolar possa conhecer e valorizar o esforço e o talento dos estudantes.
Gincanas educativas: Promover gincanas educativas, com atividades que estimulem a criatividade, a cooperação e a aprendizagem dos estudantes, como jogos de perguntas e respostas sobre temas escolares, atividades de resolução de problemas e desafios artísticos e culturais.
Atividades lúdicas e culturais: Realizar atividades lúdicas e culturais, como apresentações musicais, teatrais e de dança, exposições de arte, sessões de cinema e outras atividades que estimulem a expressão artística e cultural dos estudantes e a valorização da diversidade cultural.

Lei nº 15.116/2025
Mulher vítima de violência pode ter reconstrução dentária pelo SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que garante, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento odontológico para reconstrução e reparação dentária de mulheres vítimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal. O texto foi publicado no Diário Oficial da União.
Estão incluídos procedimentos de:
- Reconstrução;
- Próteses;
- Tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços.
O atendimento odontológico previsto na Lei nº 15.116/2025 será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.
Para acesso ao Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência. Os critérios de acesso ao programa ainda serão definidos em regulamentação pelo governo federal.
A lei também permite parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sempre que necessário, para aprimorar os serviços oferecidos.
O programa, segundo o governo, além de proporcionar atendimento prioritário e gratuito para a recuperação da saúde bucal, tem o objetivo de “devolver o mínimo de dignidade às vítimas”. O texto foi aprovado no início de março pelo Congresso Nacional.
“Estudos indicam que em mais de 60% dos casos de agressão contra a mulher no âmbito doméstico, a face é o principal alvo. As sequelas deixadas no rosto, e sobretudo na boca, causam impactos que ultrapassam os danos físicos. Os efeitos dessas agressões encontram reflexos no campo emocional da vítima, atingindo sua autoestima e minando a confiança necessária para a reestruturação social e profissional”, explicou o governo, em comunicado.
Economia
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

O Banco Central (BC) divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas, o Pix. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas:
- Pix parcelado: setembro deste ano;
- Pix em garantia: 2026;
- Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução: 1º de outubro.
Pix parcelado
O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento de uma transação. Semelhante à modalidade com juros do cartão de crédito parcelado, o recebedor terá acesso instantâneo a todo o valor da transação, mas o pagador poderá parcelar o valor, com acréscimo.
Segundo o BC, a ferramenta deverá estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, favorecendo quem não tem acesso a esse tipo de operação. O Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.
Pix em garantia
Com o objetivo de ajudar empreendedores, o Pix em garantia permitirá que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber) de Pix como garantia em operações de crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas, principalmente para as que usam mais o Pix.
A garantia de uma linha de crédito permite que a instituição financeira tome bens e recursos para cobrir eventuais calotes. O BC esclareceu que o Pix em garantia é voltado apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix. Segundo o BC, o lançamento só ocorrerá em 2026 porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.
Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Aplicável somente para fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permite a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos. O processo moderniza o MED porque passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.
Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira. A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).
Com o autoatendimento do MED, o usuário poderá consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados. Segundo o BC, a modernização acelerará os pedidos de devolução, aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima.
Diferenciação de comprovantes
Desde terça-feira (1º), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e ícone do tipo calendar clock (relógio e calendário). Os comprovantes de pagamentos concluídos devem conter o ícone do tipo check (sinal de concluído). A medida passou a ser obrigatória para todos os bancos.
Segundo o BC, a diferenciação ajudará a combater o golpe do falso comprovante e facilitará para o recebedor a identificação de que uma transação foi de fato concluída. Nos últimos tempos, tornou-se comum um golpe em que o pagador mostra o comprovante de Pix agendado ao vendedor. Por ter de olhar rápido e sem elementos visuais para identificar facilmente se a transação não foi concluída, o vendedor fica sem receber os recursos quando o pagador cancela o agendamento.
-
Fim dos alagamentos
Drenar DF: inaugurado o maior sistema de drenagem do Distrito Federal
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2847 pode pagar prêmio de R$ 45 milhões nesta terça (1º/04)
-
Dra. Loren Nobre
Veja dicas de como prevenir doenças infectocontagiosas na infância
-
Lazer Para Todos
Dia 17 terá gratuidade no transporte, Zoológico e Jardim Botânico
-
Segurança alimentar
Prato Cheio: benefício será ampliado para 18 meses e mais 30 mil famílias
-
Jovens de 14 a 22 anos
Caesb abre 80 vagas para empregados aprendizes edição 2025
-
Brainn
Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo
-
Trilhando o futuro
Brasília é eleita pela 2ª vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste