Dia de Brasil x Croácia
DF terá locais estratégicos de vacinação contra covid e gripe nesta sexta (9)
Nesta sexta-feira, 9 de dezembro, é dia de torcer pelo Brasil na Copa do Mundo do Catar e se proteger contra a Covid-19 e a influenza (gripe). A Secretaria de Saúde terá três locais de vacinação em pontos estratégicos do DF para atender ao maior número possível de pessoas: Rodoviária do Plano Piloto, Praça do Relógio (Taguatinga) e Feira Central de Ceilândia.
Os pontos de imunização vão funcionar das 8h às 11h. Os pontos de vacinação no sábado (10) e para a próxima semana podem ser acessados neste link.
Os serviços de emergência e urgência funcionarão normalmente. O Samu atende 24 horas, pelo telefone 192.
As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, bem como a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Os centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma contínua. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrirão no dia da partida, retornando na segunda-feira (12).
As unidades básicas de saúde (UBS), as Farmácias de Alto Custo, ambulatórios e policlínicas estarão fechados. Já o Hemocentro vai funcionar das 7h às 11h para doação de sangue, mediante agendamento prévio.
O que abre e o que fecha
O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (9), logo, parte dos órgãos públicos terá mudanças no horário de funcionamento. A Seleção Canarinho enfrenta a Croácia na sexta, às 12h. Confira abaixo como vão funcionar órgãos do GDF.
Hospital Veterinário
O Hospital Veterinário Público do Distrito Federal (Hvep), localizado no Parque do Cortado, em Taguatinga, funcionará normalmente, com triagem das 7h30 às 15h. Ao todo, serão distribuídas 100 senhas para atendimento de cães e gatos.
Já a Unidade Móvel do Hvep, que está em Sobradinho, não fará atendimentos.
Forças de segurança
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) informa que nos horários dos jogos do Brasil, durante a Copa do Mundo, não haverá redução de efetivo ou de ações. Desta forma, os serviços de emergência funcionarão normalmente.
O policiamento e os batalhões da Polícia Militar, assim como as delegacias da Polícia Civil, incluindo a de Atendimento à Mulher (Deam) e a da Criança e do Adolescente (DCA), seguem em funcionamento 24 horas. Ocorrências podem ser registradas pelos números 190 e 197.
A Defesa Civil mantém uma equipe de técnicos plantonistas 24 horas. Já o Corpo de Bombeiros, nos dias dos jogos da seleção brasileira, terá o horário de expediente invertido em relação ao horário do jogo e o serviço de emergência funcionará de forma ininterrupta. Os serviços podem ser acionados pelos telefones 199 ou 193.
Água e energia
A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) informa que o funcionamento dos escritórios regionais e dos postos do Na Hora será suspenso nesta sexta-feira (9). As equipes de manutenção atuarão em regime de plantão e o atendimento remoto, agência virtual, aplicativo e telefone 115 funcionarão ininterruptamente.
As lojas de atendimento e a agência móvel da Neoenergia Brasília também não vão funcionar. Os canais de atendimento virtuais e o plantão operacional da Neoenergia atuam 24 horas e estão preparados para prestar orientações e para o registro e atendimento relacionados aos serviços da distribuidora.
Na Hora, Procon e conselhos tutelares
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) informa que não haverá atendimento nas unidades do Na Hora e do Procon nesta sexta-feira (9).
Conselhos Tutelares: não haverá expediente, mas atenderá as demandas urgentes pelo telefone da Cisdeca, 125.
Centro Integrado 18 de Maio: não haverá expediente, porém as demandas urgentes poderão ser contactadas pelo telefone de plantão (61) 98314-0636, das 8h às 20h.
Os núcleos do Programa Pró-Vítima também atenderão em regime de plantão. Veja os contatos em caso de urgência:
- Ceilândia: (61) 98314-0620
- Guará: (61) 98314-0619
- Paranoá: (61) 98314-0622
- Planaltina: (61) 98314-0611
- Brasília: (61) 98314-0626
- Taguatinga: (61) 98314-0631
- Itapoã: (61) 98314-0632
- Recanto das Emas: (61) 98314-0613
Transporte público
O Metrô-DF funcionará das 5h30 até as 23h30. Foi feito planejamento para dois horários de pico em função do jogo: um no início da manhã (5h30 às 8h45), com 24 trens em circulação. E outro no horário que antecede o jogo, entre 8h45 e 11h30, com até 22 trens em circulação.
Já a Secretaria de Transporte e Mobilidade comunica que os ônibus circularão normalmente com tabela de dia útil e reforço de viagens a partir das 10h30.
Assistência social
Os restaurantes comunitários estarão abertos no dia do jogo das 9h30 às 11h30 apenas para o fornecimento de marmitas. Não haverá refeição nos locais.
Os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência não vão funcionar.
O Centro Pop abrirá para oferta de alimentação e a Unidade de Proteção Social (UPS), para acolhimento.
Limpeza urbana
As atividades serão mantidas normalmente na Unidade de Recebimento de Entulho, Aterro Sanitário de Brasília, subcoordenações regionais e núcleos de limpeza, gerência de tratamento, transbordos, instalações de recuperação de recicláveis e papa-entulhos.
Cultura
Todos os equipamentos públicos geridos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa estarão fechados.
Detran
Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran. Neste mesmo dia, as unidades do órgão no Na Hora também não abrem.
As equipes de policiamento e fiscalização do Detran atuarão de forma intensiva no dia do jogo. Os servidores das diretorias de Educação e Engenharia de Trânsito vão atuar em regime de escala especial. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran, funcionarão de maneira habitual.
DER-DF
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informa que as operações de fluidez nas rodovias distritais e federal ocorrerão normalmente nesta sexta-feira (9).
Na Estrada Parque Contorno (DF-001), o trecho compreendido entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul inverte o fluxo de veículos no horário de pico pela manhã das 6h às 9h. No sentido inverso, a operação ocorre entre 17h e 19h45.
Na Estrutural (Estrada Parque Ceilândia), a pista norte da Estrutural inverte, pela manhã, o fluxo de veículos para o Plano Piloto, das 6h às 9h. À tarde, a pista sul troca de direção para Taguatinga, entre 17h30 e 19h45.
Já na BR-070, pela manhã, a inversão é no sentido da pista norte que, normalmente, segue em direção a Ceilândia, mas fica com sentido único ao Plano Piloto, das 6h às 9h. À tarde, a operação começa no viaduto do entroncamento com a Estrutural, e a inversão de sentido ocorre na pista sul, com fluxo somente no sentido Águas Lindas de Goiás, entre 17h e 19h45.
A operação de fluidez na Barragem do Paranoá não será mais realizada e o viaduto Israel Pinheiro – na Estrada Parque Taguatinga -, além do Balão da Esaf, na DF-001, será fechado das 11h às 15h.
Zoológico, Jardim Botânico e Planetário
A Fundação Jardim Zoológico informa que o local abre normalmente para visitação nesta sexta-feira, entre 8h30 e 17h. A bilheteria fecha às 16h e não há limitação no número de visitantes. Já o Jardim Botânico e o Planetário estarão fechados devido ao ponto facultativo.
BRB e Torre de TV
Todas as agências e correspondentes bancários do BRB abrirão das 9h às 11h. Após o jogo, as unidades vão reabrir no horário entre 15h30 e 16h30.
Já a visitação ao Mirante da Torre de TV será das 9h às 18h45, sem interrupção em função do jogo da seleção brasileira.
Parques
O Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente no jogo das quartas de finais.
O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente no dia do jogo da fase de quartas de finais, da seleção brasileira de futebol masculino, na Copa do Mundo 2022, em 9 de dezembro (sexta-feira).
Atualizado em 09/12/2022 – 17:59.
Cada gota faz a diferença
Novembro Roxo alerta para a importância do leite materno na prematuridade
A campanha Novembro Roxo conscientiza a população acerca dos desafios dos nascimentos prematuros em todo o mundo. A campanha tem a finalidade de alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado tanto para o bebê, família, sociedade e também para a equipe de saúde.
O roxo simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Além disso, a cor também significa transmutação e mudança. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado bebê prematuro aquele que nasce antes das 37 semanas de gestação. Subdivide-se a classificação em prematuros extremos, os que vieram ao mundo antes das 28 semanas e correm mais risco de vida.
Referência no atendimento a gestantes de alto risco da região de saúde sul e entorno sul do Distrito Federal, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) acaba realizando um número elevado de partos prematuros devido à complexidade do serviço. Atualmente, o HRSM possui 20 leitos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), 15 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) e mais 51 leitos na Maternidade, sendo dez deles destinados às gestantes de alto risco, além de contar com um Banco de Leite Humano (BLH) e uma equipe multidisciplinar para prestar toda a assistência a este bebê prematuro e sua família desde seu nascimento.
Essencial para o desenvolvimento da criança, o leite materno é um aliado importantíssimo para a vida dos recém-nascidos, principalmente os prematuros, tendo em vista que em alguns casos, eles ainda não podem ter contato com a mãe para mamar.
“Cada gota consumida faz a diferença na vida deste bebezinho prematuro. Por isso, todos os dias passamos visitando e conversando com as mães, perguntando como elas estão, se elas têm conseguido tirar o leite. Nesse processo, bem informal, é possível identificar aquelas mães que apresentam dificuldade e prestamos um auxílio”, afirma a chefe do serviço de Banco de Leite Humano do HRSM, Maria Helena Santos Faria.
Segundo ela, as doações são essenciais, pois a prioridade são os bebês prematuros. “Temos uma média de 600 bebês receptores de leite humano por mês, sendo diariamente cerca de 35 bebês alimentados com nossos estoques”, explica. Em outubro, o BLH do HRSM conseguiu coletar um total de 206,19 litros de leite, ficando atrás do mês de setembro, quando foram arrecadados 214,28 litros. As doações são sempre necessárias.
Toda mãe que amamenta seu filho é uma potencial doadora e pode ajudar centenas de bebês. Quem tiver interesse, basta procurar o Banco de Leite Humano do HRSM ou se preferir, se inscrever pelo site do Amamenta Brasília, ou fazer o cadastro no telefone 160 – opção 4.
Atualizado em 21/11/2024 – 10:56.
Câncer de próstata
Exame de toque retal não pode ser substituído por PSA, diz patologista
A medição da concentração do antígeno prostático específico total (PSA), do inglês Prostate Specific Antigen, é mais um aliado na saúde masculina, mas não substitui o exame digital retal, que continua sendo o mais importante recurso adotado pelos médicos urologistas para o diagnóstico do câncer de próstata, mesma nas fases mais precoces da doença.
O médico patologista clínico e professor titular de Clínica Médica e Medicina Laboratorial da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC/ML), Dr. Adagmar Andriolo, esclarece que exames laboratoriais, como a medida do PSA total, com os cálculos da relação PSA livre sobre Total e do PHI (do inglês Prostate Health Index) e outros marcadores, devem ser entendidos como recursos complementares.
“Em relação ao exame digital e a medida do PSA, um não exclui o outro, portanto, os dois recursos devem ser realizados inicialmente, até mesmo para detectar, precocemente, a presença de câncer. Diante de uma suspeita clínica obtida pela história e/ou pelo exame digital e/ou pelo valor de PSA elevado, são realizados os exames de imagem, como a ressonância magnética e, somente, por fim, o de anatomia patológica ( biópsia), que auxilia na confirmação ou exclusão do diagnóstico”, explica.
Para a suspeita e posterior diagnóstico do câncer da próstata, vários aspectos devem ser considerados e, por essa razão, a consulta com o urologista se faz muito necessária. Dentre esses aspectos, ressaltam-se a idade do paciente, seu histórico pessoal e familiar, características anatômicas da glândula, dentre outros.
“Indivíduos com mais de 50 anos de idade possuem maior risco de desenvolverem esse tipo de câncer, assim como aqueles com história familiar na qual parentes de primeiro grau tenham tido câncer de próstata antes dos 50 anos (ainda que, do ponto de vista legal, parentes de primeiro grau sejam apenas pais e filhos, para essa avaliação, devem ser incluídos irmãos e tios paternos). Para esses indivíduos, está indicada uma avaliação mais precoce (antes dos 50 anos), que inclui, ao menos, o exame digital (toque) e medida do PSA total. Entendemos que há resistência das pessoas e muitos preferem fazer apenas o PSA, mas essa não é a recomendação médica, uma vez que, como em todos os exames laboratoriais, existe a possibilidade de resultados falso positivos e falso negativos”, detalha o professor Adagmar Andriolo.
Diante de evidências de tumor, o exame digital retal também é usado para direcionar a biópsia, caso necessário, com a finalidade de reduzir o risco de resultado falso negativo. O médico lembra que o exame de próstata não precisa, obrigatoriamente, ser anual, podendo ser realizado mais espaçadamente, a critério do urologista, baseado no risco individual.
“A idade de 50 anos para o primeiro exame digital retal e eventual medida da concentração do PSA é apenas para pessoas sem parentes próximos com câncer. Se a pessoa teve um irmão que apresentou o tumor antes dos 45 anos, o ideal é que ele comece a investigar também nessa mesma idade ou até um pouco antes. A mesma conduta deve ser aplicada ao indivíduos afrodescendentes, nos quais a ocorrência deste tipo de câncer é maior e , em geral, mais precoce” diz.
Alguns anos atrás, discutiu-se muito a validade da realização do exame de PSA como triagem populacional, chegando a ser contraindicado por entidades científicas internacionais. “Essa decisão se baseou no fato de que muitos pacientes eram encaminhados para realizar biópsia a partir de níveis alterados de PSA e os resultados eram negativo. para a presença de câncer. A supressão total de medida do PSA, no entanto, fez com que um grande número de pacientes fosse diagnosticado apenas em fases mais avançadas da doença, quando o tratamento é menos efetivo. A partir dessa constatação, as recomendações foram revistas e, no momento, o exame de PSA deve ser solicitado após avaliação adequada do risco do indivíduo e conscientização a respeito de suas limitações. Diante de alteração, faz-se exame de imagem e a biópsia é o último recurso na maioria dos casos”, explica Dr. Andriolo.
Sobre a SBPC/ML
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma associação de direito privado para fins não econômicos, fundada em 31 de Maio de 1944. Tem como finalidade congregar médicos, portadores do Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades, regularmente inscritos nos seus respectivos Conselhos Regionais de Medicina, e pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, estejam ligados à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, e estimular sempre o engrandecimento da especialidade dentro dos padrões ético-científicos.
Entre associados estão médicos patologistas clínicos e de outras especialidades (como farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, técnicos e outros profissionais de laboratórios clínicos, estudantes de nível universitário e nível médio). Também podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de equipamentos, produtos e serviços para laboratórios. Ao longo das últimas décadas a SBPC/ML tem promovido o aperfeiçoamento científico em Medicina Laboratorial, buscando a melhoria contínua dos processos, evolução da ciência, tecnologia e da regulação do setor, com o objetivo principal de qualificar de forma permanente a assistência à saúde do brasileiro.
A SBPC/ML completou 80 anos em 2024. Além de fomentar o desenvolvimento contínuo da ciência, tecnologia e regulação no setor, a SBPC/ML lançou seu novo portal de notícias para aprimorar a comunicação com associados e a população, e está atualizando regularmente o Lab Tests Online, plataforma que oferece informações sobre exames laboratoriais, visando qualificar a assistência à saúde.
Atualizado em 20/11/2024 – 14:46.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
QuintoAndar
Aluguel em Brasília tem 5ª alta consecutiva e valor do m² ultrapassa os R$ 50