Curta nossa página

Viva Brasília

DF: crimes contra o patrimônio continuam em queda em outubro

Publicado

Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília


Os seis principais Crimes Contra o Patrimônio (CCP), monitorados de forma prioritária pelo Viva Brasília – Nosso Pacto Pela Vida, marcaram queda de 15,1% em outubro, comparado ao mesmo mês do ano passado. São eles os roubos a pedestre, a comércio, de veículo, em transporte coletivo e a residência, além do furto em veículo. Em todos os CPPs houve redução, no mês de outubro e também no acumulado do ano, janeiro a outubro, com redução de 13,7%.

Os dados foram apresentados, nesta terça-feira (6), durante a coletiva mensal realizada na sede da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, com a participação dos chefes das Forças de Segurança e de outros órgãos do governo, que apresentaram também dados individuais da produtividade do mês.

Dos crimes analisados, o roubo em transporte coletivo foi a modalidade com maior queda, 47,1% a menos que em outubro do ano passado, de 187 ocorrências, em 2017, para 99 este ano, 88 ocorrências a menos. No acumulado do ano, janeiro a outubro, a redução foi de 38,1%.

O segundo CPP com maior redução mês passado foi o roubo em residência, com 41,2% de queda, de 68 para 40 registros este ano. O roubo a comércio vem em seguida, com redução de 35% em relação a outubro ano passado, de 214 para 139 ocorrências. No acumulado do ano as reduções foram de 28,5% e 16,4%, respectivamente.

Houve queda também nos roubos a veículo, que passou de 396, em outubro do ano passado, para 293 no mesmo mês este ano (-26%). Já as ocorrências de roubo a pedestre, por sua vez, caíram 7,3%. Nos furtos em veículos houve 21,5% de redução.

Segundo o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Cristiano Sampaio, o trabalho integrado com outros órgãos do governo, além de ações com foco em áreas críticas, são as principais razões a queda nos índices dos crimes.

“Temos realizado um trabalho com foco nos crimes de maior impacto na sensação de insegurança das pessoas, como os roubos a pedestre, por exemplo. Essas ações influenciam todas as naturezas criminais”, disse.

Menos mortes violentas

Desde a implantação do Viva Brasília, em 2015, 753 vidas foram preservadas. A informação leva em conta a seguinte análise: se o DF tivesse mantido a incidência de mortes violentas que havia em janeiro de 2015, até o final de outubro de 2018, mais de setecentas pessoas teriam sido assassinadas.

Dos três Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), também monitorado com prioridade pelo Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, houve redução de 15,5% no número de vítimas. Os homicídios caíram de 53, registrados em outubro do ano passado, para 47 no mês passado, queda de 11,3%. É o menor índice para o mês de outubro desde 2006.

“Se for mantida a mesma projeção de redução de homicídios, de cerca de 7% ao mês, é possível que se termine o ano próximo a taxa de 15 mortes para cada 100 mil habitantes. Isso mantém o DF em sentido contrário à realidade brasileira, em que o número de mortes vem crescendo, de acordo com o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública”, destacou Sampaio. O Distrito Federal é a terceira unidade da Federação em redução de mortes violentas, de acordo com o último Anuário, referente ao ano de 2017.

O balanço revelou também queda no crime de latrocínio, que é quando o motivo do homicídio é o roubo, caiu de cinco para dois casos. Nos meses de setembro e outubro deste ano, não foram registrados casos de lesão corporal seguido de morte.

Violência sexual

Os registros de estupros diminuíram 37,5% em outubro deste ano em comparação ao mesmo mês em 2017. Foram 72 casos, em 2017, para 45 este ano, 27 cometidos contra vulnerável. No acumulado do ano, janeiro a outubro, as ocorrências de estupro caíram 11,3%.

De acordo com análise da SSP/DF, em 85% dos casos de estupro de vulnerável o autor e a vítima tinham vínculo como, por exemplo, parentesco. No caso dos adultos, a relação também é alta: 50%.

Atualizado em 06/11/2018 – 16:24.

Secretaria de Justiça e Cidadania

Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Unidade Móvel Na Hora
Foto/Imagem: Divulgação/Sejus-DF

Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.

A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).

“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.

Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.

CONTINUAR LENDO

Nesta sexta (22) e sábado (23)

Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Dia do Cidadão Defensoria Pública do DF
Foto/Imagem: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.

O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.

“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.

Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.

Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.

Serviços oferecidos

A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.

Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.

Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense