Cidades

DF amplia vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 58 anos sem comorbidades

em

Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Pessoas com 58 anos sem comorbidades já podem agendar a vacinação pelo site vacina.saude.df.gov.br. A aplicação das doses está prevista para começar nesta terça-feira (8) no Distrito Federal.

A inclusão da nova faixa-etária foi possível graças ao remanejamento de algumas doses remanescentes de grupos prioritários contemplados anteriormente e que, por algum motivo, não buscaram a vacinação. De acordo com um entendimento do GDF, a vacinação tende a ser mais dinâmica a partir deste mês de junho. Dados da Codeplan estimam que aproximadamente 28 mil pessoas nesta faixa-etária vivem no DF.

Em entrevista coletiva, o secretário de Saúde Osnei Okumoto reafirmou o compromisso com a celeridade da vacinação, dentro do limite de doses disponíveis para estratégia de imunização. “Todas as vezes que a Secretaria puder antecipar, tanto o agendamento, quanto a vacinação das pessoas, a gente vai fazer. Para poder antecipar a todos a vacinação”, afirma Okumoto.

Na última semana, a Secretaria de Saúde antecipou o agendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas de 59 anos sem comorbidades. O agendamento para este público continua aberto e a vacinação segue ocorrendo nesta semana.

A vacinação também foi aberta a deficientes sem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas com comorbidades acima de 18 anos.

Novas doses

O DF deve receber, ainda na noite desta segunda (7), um novo lote de vacinas da Pfizer. São esperadas 30.420 doses de vacina que serão destinadas à aplicação de 1º dose (D1). De acordo com o cronograma do Comitê de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 no DF, 18.069 doses serão destinadas ao grupo de comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, 8.300 mil doses para os servidores da Educação, 1.457 para os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e 320 para os funcionários do sistema de transporte aeroportuário. O restante das doses será destinado à reserva técnica.

Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento devem procurar a vacinação no ponto da Praça dos Cristais, mediante lista nominal produzida pela Secretaria de Segurança Pública. Ao longo desta semana, os Professores da Educação Básica continuam sendo vacinados nas UBSs da Região Central – tal qual a semana passada. A partir da próxima semana, este público deve buscar o ponto de vacinação da Praça dos Cristais.

Já os funcionários do sistema de transporte aeroportuário na UBS nº 3 do Guará, também mediante lista nominal produzida pela Inframérica.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile