Cidades
Detran reduz velocidade das vias N2 e N3, em Ceilândia
A Engenharia de Trânsito do Detran-DF iniciou, nesta quarta-feira (21), a substituição das placas de velocidade regulamentar nas vias N2 e N3, em Ceilândia, que ligam a Via Elmo Serejo à BR 070. Trechos das vias da Fundação Bradesco e do Metrô já tiveram as placas substituídas nesta manhã.
A redução será de 60km/h para 50km/h, com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito nas duas avenidas.
De acordo com estudo realizado pela Estatística do Detran, no ano passado foi registrado um acidente com vítima fatal na via N2 e dois na N3. Já os acidentes com feridos somaram três ocorrências na N2 e 33 na N3.
Com base nisso, a Engenharia de Trânsito realizou estudos no local e concluiu que, a exemplo de outras regiões administrativas, a redução da velocidade pode ajudar a diminuir os acidentes.
A fiscalização da nova velocidade vai ocorrer somente 30 dias após a mudança, tempo necessário para a ambientação dos condutores. A Diretoria de Educação de Trânsito vai atuar com ações educativas para quem transitar pelas duas avenidas.
Redução de velocidade diminui acidentes – Desde 2016, o Detran vem realizando estudos para avaliar a necessidade de redução da velocidade máxima permitida em algumas vias urbanas com maior fluxo de veículos no DF. Algumas cidades já passaram pela mudança.
Águas Claras – Na Avenida Araucárias, em 2017, não houve acidente com morte. No ano anterior, antes da redução, ocorreu um acidente fatal. Em relação aos casos de acidentes com feridos, a redução foi de 35%, de 61 para 40 ocorrências.
Taguatinga Centro – O binário das Av. Comercial e Samdu ocorreu no dia 5 de junho de 2016. Nesse ano, antes da redução da velocidade na avenida Comercial Norte, ocorreram três acidentes fatais e, em 2017, não ocorreu nenhum. Na Avenida Samdu não houve registro de acidente fatal em 2016, mas ocorreu uma morte em 2017. Em caso de acidentes com feridos, a redução foi de 48%, de 185 para 97 casos.
Taguatinga Norte – No dia 29 de agosto de 2016, o Detran finalizou o trabalho de redução da velocidade máxima permitida na via da QNL, passando de 60 km/h para 50 km/h. Em 2016, ocorreram dois acidentes fatais e, em 2017, não houve mortes na via.
Setor Terminal Norte – No dia 08 de janeiro de 2018, o Departamento de Trânsito reduziu a velocidade na via do Setor Terminal Norte (STN), de 70 km/h para 60 km/h. Em 2017, ocorreram quatro acidentes nesta via, nenhum fatal.