Soluções tecnológicas
Detran Digital chega para facilitar o atendimento ao público no DF
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lança, nesta quinta-feira (6), o Projeto Detran Digital, um conjunto de soluções tecnológicas desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação para facilitar o acesso do cidadão aos serviços da Autarquia, por meio da Internet.
A primeira etapa do projeto deve ser concluída até o final da primeira quinzena de agosto e contará com uma reformulação no Portal de Serviços ao Cidadão. Atualmente, a ferramenta hospedada no site do Detran já oferece 15 serviços, mas, com a atualização, passará a contabilizar 20 opções, oferecendo mais segurança, estabilidade, interação, personalização e interface moderna.
Outra tecnologia incorporada ao projeto é um aplicativo que permitirá o acesso aos 20 serviços dispostos no portal direto do celular ou tablet, com segurança e rapidez. A previsão é que até o final de setembro, um total de 40 serviços esteja disponível nos dois canais, no portal e no aplicativo. O App estará disponível para as plataformas Android e IOS.
Com a implementação do Detran Digital, a expectativa é que o atendimento presencial nas unidades tenha um fluxo cada vez menor. O diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, acredita que com o lançamento das novas ferramentas digitais, aliadas a soluções modernas de gestão que estão sendo aplicadas na autarquia, haverá grande redução da procura pelos balcões do Detran, até o fim do ano: “Os serviços serão prestados remotamente e com rapidez, sem qualquer prejuízo ao cidadão, que migrará de forma tranquila e sem qualquer prejuízo para o atendimento pelo novo portal e aplicativo”, explica.
Seguindo a mesma linha tecnológica adotada pelas instituições bancárias atualmente, para ter acesso a todas as funcionalidades do Detran Digital, será necessário realizar cadastro prévio, direto com um atendente do Departamento. Os usuários cadastrados poderão realizar transações como alteração de endereço, liberação de DUT e transferência de propriedade do veículo. Para os serviços mais simples, como impressão do CRLVe e consultas, o cadastro não será obrigatório, pois o acesso a esses serviços já está liberado.
No processo de modernização digital do Departamento de Trânsito, a Diretoria de Tecnologia está atuando em três frentes. A primeira é a automação básica dos dados e sistemas. A segunda é a incorporação de inteligência artificial exibida por mecanismos ou softwares, como recursos de reconhecimento facial e canais de atendimento digitais, seja por voz ou escrita. E a terceira é a total reformulação do atendimento, prevendo a extinção de algumas etapas dos serviços, a fim de facilitar a vida do cidadão.
Atualizado em 06/08/2020 – 12:37.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
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