Cidades
Detran-DF recupera mais de 100 faixas de pedestres próximas a escolas
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) revitalizou 106 faixas de pedestre para o começo do ano letivo 2023. Foram beneficiadas instituições de ensino em Ceilândia, Taguatinga, Plano Piloto, Gama, Sobradinho e São Sebastião.
A ação corresponde à pintura da sinalização horizontal – as faixas brancas no chão – e à troca, caso seja necessário, da placa vertical. Também são incluídas melhorias na sinalização em quebra-molas, faixas de retenção em cruzamentos e reinstalação de placas de advertência e de regulamentação.
Atualmente, existem mais de 4,5 mil faixas de pedestres em todo o DF. Destas, cerca de 800 são próximas a instituições de ensino. Todas devem passar por revitalização neste ano, conforme o cronograma de garantia e análise realizada pela Diretora de Engenharia de Trânsito do Detran-DF.
O diretor-geral do Detran-DF, Marcelo Rodrigues Portela Nunes, afirma que a melhoria facilita a observação da sinalização para pedestres e condutores. “A revitalização das faixas de pedestres é necessária para dar boas condições de visibilidade aos condutores e para garantir que os alunos possam ir à escola e retornar para casa com segurança”, diz.
“Também realizamos ações de educação, para conscientizar alunos e condutores sobre o que fazer e o que não fazer no trânsito, e ações de fiscalização que, além de orientar motoristas, fiscalizam quem insiste em desrespeitar a sinalização e pôr os jovens em risco”, completa Nunes.
A população pode solicitar a instalação ou manutenção de faixas de pedestres pela Ouvidoria, neste link ou pelo telefone 162, ou às administrações regionais. O pedido deve ser detalhado com a localização da sinalização – a ser revitalizada ou criada.