Cidades
Detran-DF alerta: somente 20% da frota foi licenciada este ano
De 1º de janeiro a 13 de junho, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) emitiu 358.296 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2018. Isso representa 20,5% da frota do Distrito Federal, que equivale a 1.742.238 veículos. O percentual está bem abaixo da média. No ano passado, nessa mesma época, 37% da frota já estava regularizada.
O Detran alerta que conduzir o veículo sem o documento de porte obrigatório implica em infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo, além de outras despesas como guincho, diária, vistoria e serviço de liberação do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Até junho deste ano, o Detran registrou 11.069 autuações por falta do CRLV.
Para obter o licenciamento de 2018, o proprietário deverá pagar o IPVA (imposto cobrado pela Secretaria de Fazenda), o DPVAT (seguro obrigatório recolhido pela Seguradora Líder), a taxa de Licenciamento (do Detran) e as multas pendentes. Para quitar os débitos, o usuário não precisa mais ir ao Detran. A emissão dos boletos e o pagamento ou parcelamento dos débitos com cartão, podem ser realizados diretamente no site do Órgão.
Endereço atualizado
O usuário que quitar todos os débitos e não receber o documento do veículo em casa deverá verificar no site do Detran, no campo veículos, se existe alguma pendência. Caso constate algum débito, o boleto poderá ser impresso por meio do próprio site do órgão.
Também é de suma importância manter o endereço atualizado junto ao Detran. De cada dez documentos expedidos pelo órgão, quatro são devolvidos porque as pessoas se esquecem de atualizar o endereço quando mudam de domicílio.