Desfile da Independência reuniu 25 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios

Cidades

Desfile da Independência reuniu 25 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios

em

O desfile do 194º aniversário da independência do País reuniu cerca de 25 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. Os espetáculos aéreo e terrestre prenderam a atenção dos brasilienses que encheram as galerias montadas para as apresentações.

O presidente da República, Michel Temer, chegou por volta das 9 horas, em carro fechado, e recebeu as honras do Batalhão da Guarda Presidencial. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e o ministro da Defesa, Raul Jungmann, receberam o chefe do Executivo Federal. “É sempre um momento muito especial de celebrar a Independência da Pátria e reforçar os valores da democracia no nosso País”, afirmou Rollemberg durante o desfile.

Hino da Independência foi cantados pelos alunos do Colégio Militar de Brasília

Em coro regido pela fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, auxiliado pelo músico brasiliense Alysson Takaki, o público na Esplanada dos Ministérios cantou o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, o regimento tocou o Hino da Independência, acompanhado por alunos do Colégio Militar de Brasília.

Após a chegada do presidente da República, o comandante militar do Planalto, general de divisão Cesar Leme Justo, solicitou autorização para dar início ao desfile cívico-militar. Coube ao ginasta e medalhista olímpico Arthur Nory, que é militar, apresentar o fogo simbólico da pátria. Cerca de 2,4 mil militares das Forças Armadas desfilaram.

Alunos da rede pública homenagearam os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

As 14 regionais de ensino do Distrito Federal estiveram representadas, divididas em 18 blocos. Alunos da rede pública homenagearam os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, encenando modalidades como a ginástica artística e o futebol. Bandas das regiões administrativas do Gama, do Guará, de Planaltina e de Santa Maria acompanharam o pelotão ao som de músicas temáticas dos Jogos.

Morador de Brasília há 4 anos, o baiano Leandro Oliveira, de 33 anos levou o filho, Leonardo, 9, para ver o desfile da capital federal pela primeira vez. “Já assisti em outros estados, mas nenhum se compara ao daqui”, disse. Entre outras atrações, houve a pirâmide humana da polícia do Exército, com 47 militares em cima de uma motocicleta. O desfile chegou ao fim por volta das 11h20, com as manobras da Esquadrilha da Fumaça.

Compareceram ao evento, entre outras autoridades, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e os ministros da Justiça, Alexandre Moraes e da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile