DER faz ação educativa para reduzir acidentes de trânsito com motociclistas

Cidades

DER faz ação educativa para reduzir acidentes de trânsito com motociclistas

em

Para reduzir acidentes de trânsito com motociclistas, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) faz na noite desta quarta-feira (4) ação educativa na DF-085, no estacionamento do shopping Florida Mall. O local é conhecido por reunir cerca de 500 condutores de motos todas as quartas-feiras em encontro de confraternização. O trabalho dos agentes do órgão faz parte das ações da campanha Maio Amarelo.

Na operação, dez servidores do departamento explicam para os motociclistas os riscos à segurança ao não usar o capacete, ao exceder a velocidade máxima das vias e ao misturar o consumo de álcool com a direção. De acordo com o diretor de Educação do DER, Fábio Vargas, o público que se reúne no estacionamento do shopping, em geral, usa o veículo como lazer.

“São motociclistas que nos preocupam porque têm motos mais potentes, gostam de correr, de sentir a adrenalina. Então, devemos sempre reforçar a conscientização.” Vargas também ressalta que, apesar de a ação ser feita desde 2014, há rotatividade do grupo que se reúne no local. “A informação sempre chega a alguém que não sabia.” Na ação, são entregues panfletos, camisetas e flanelas.

Motociclista há 45 anos, o presidente da Fundação Águia de Aço, Luiz Antônio Abdo, de 62 anos, afirma que usa a moto como lazer e para se reunir com os amigos. Frequentador assíduo dos encontros de motos, ele conta que já recebeu panfletos e brindes de servidores do DER em outras ocasiões.

“A campanha é válida e ajuda pessoas de qualquer idade. Tem gente que está começando e precisa ser orientado, e tem gente que é mais experiente, mas que pode se sentir confiante demais. Sempre ajuda”, afirma o morador de Valparaíso (GO) que há seis anos participa do encontro semanal no Florida Mall.

Estatísticas
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) faz balanço anual de acidentes que envolvem motociclistas. De acordo com o levantamento, em 2015, foram 4.549 feridos e 120 mortos. Em 2014, 5.207 pilotos se feriram e 114 morreram. Segundo o departamento, dos 1.636.545 veículos do DF, 187.092 são motocicletas — 11,4%. Estes números são de março de 2016.

Como denunciar
Qualquer cidadão pode comunicar às autoridades se houver suspeitas de irregularidades em relação a motociclistas, como possível embriaguez e a falta de capacete. Para isso, basta ligar no 190 e informar o local onde o veículo foi avistado, o modelo, a placa e a cor.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile