Cidades

Depois de 4 dias de calor intenso, DF pode ter chuva nesta quinta-feira (15)

em

Valter Campanato/Agência Brasil

O DF bateu o recorde de calor do ano pelo 4º dia consecutivo, nesta quarta-feira, 14 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura chegou a 35,2ºC, às 14h, e a umidade relativa do ar ficou em 11%. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 60% de umidade do ar.

Os índices foram registrados na estação meteorológica de Águas Emendadas, na região de Planaltina. O calor intenso, no entanto, pode dar uma trégua na noite desta quinta-feira (15). O Inmet prevê pancadas de chuvas em algumas áreas do DF.

Nesta quarta-feira, o Distrito Federal completou 130 dias sem chuva. Em 2020, a estiagem durou 127 dias e em 2021, 76 dias.

De acordo com o Inmet, boa parte da região central do país enfrenta tempo quente e seco durante esta semana. A umidade do ar deverá ficar abaixo de 15% durante esse período. Além do Distrito Federal, a onda de calor afeta os estados de Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

4 dias de calor intenso no DF

No domingo (11), o Distrito Federal registrou, até então, o dia mais quente do ano. Os termômetros marcaram 34ºC, e a umidade do ar chegou a 12%.

Na segunda-feira (12), novo recorde. O Inmet registou temperatura máxima de 34,2°C, e a umidade ficou em 11%.

Na terça (13), a temperatura subiu ainda mais, chegando a 35°C.

Nesta quarta (14), a estação meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina, registrou novo recorde, dessa vez, 35,2ºC.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile