12 apresentações mensais
Defesa Civil ensina crianças e adolescentes a se protegerem em situações de risco
As vozes de 136 crianças se somavam no pátio do Centro de Educação da Primeira Infância Ipê Rosa (QN 508, Conjunto 6, Lote 1, Samambaia Sul): “Não pode”, diziam. Na ocasião, um teatro de fantoches era conduzido pela psicóloga Benedita Santos, que perguntava como os pequenos deveriam se comportar em situações de risco dentro de casa. A exibição que ocorreu na terça-feira (11) faz parte do projeto Defesa Civil Jovem.
A proposta é ensinar quais são os diferentes perigos que existem tanto em ambientes domésticos quanto em áreas de risco, especialmente em períodos de chuva ou de seca. Lançada em 14 de maio desse ano, a iniciativa trabalha com duas temáticas: uma batizada de Pequenos exploradores da Defesa Civil, para crianças de 3 a 12 anos, e outra de Defesa Civil começa na escola, para adolescentes de 13 a 17 anos.
No teatro de fantoches apresentado na creche Ipê Rosa, o foco era mostrar situações de risco dentro de casa. A psicóloga que comandou a atividade, funcionária da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, falou sobre os perigos de desligar eletrodomésticos da tomada, escalar móveis ou brincar com certos objetos, como facas e ferros de passar. Depois, a mascote Kiko — boneco representado por um dos servidores do grupo —, entrou como atração principal e dançou com os meninos e as meninas.
Já as ações para adolescentes têm palestras e encontros de diálogo. Nesse caso, os temas abordados são, por exemplo, como fazer uso inteligente de água e se prevenir de problemas que surgem em tempos de chuva e de seca.
Como requisitar apresentações do projeto Defesa Civil Jovem
Para divulgar o projeto, a coordenadora de Gestão de Riscos e Desastres da subsecretaria, a major do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal Solange Ribeiro, ofereceu o serviço a creches e centros de ensino. “Eu bati à porta das escolas e entreguei o portfólio. Agora recebo as demandas.”
Com cinco a oito pedidos de apresentações por semana, a equipe precisou organizar uma agenda e faz uma média de 12 apresentações mensais. Segundo a major Solange, mais de 1,2 mil crianças assistiram ao teatro nos últimos dois meses em diferentes regiões administrativas, como Ceilândia, Gama, Planaltina, Santa Maria, Sobradinho e Taguatinga.
Entre os dias de exibição, a equipe — que não é exclusiva para o projeto e pode ser acionada para ações de resgate e outras necessidades do órgão — ensaia a peça e faz ajustes nos materiais utilizados. Nove servidores da subsecretaria trabalham na iniciativa, que faz parte do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida. Eles organizaram o conteúdo e criaram o material usado, sem orçamento extra.
As performances não são exclusivas para escolas e creches. Os interessados podem contatar a organização do projeto pelos telefones (61) 3362-1932 e (61) 3362-1909, pelo e-mail [email protected] e pelo site da Defesa Civil do DF.
Projeto Defesa Civil Jovem
Informações e agendamento:
(61) 3362-1932 e (61) 3362-1909
Inscrições até 25/01
QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos
O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.
As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.
Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.
Inscrições já estão abertas
Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025
Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.
Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.
A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.
Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).
Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025
Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.
Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).
Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.
Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.
Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.
Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.
As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.
Casais selecionados
Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.
Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.
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