Cidades
Covid-19: DF aparece em primeiro lugar no ranking da vacinação infantil
O Distrito Federal ocupa a primeira posição no ranking da vacinação infantil contra a Covid-19, entre as unidades da Federação que divulgaram os dados de imunização desse público. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha, nesta terça-feira (25), durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente Pires. “Estamos agora vacinando nossas crianças e atingimos o primeiro lugar no Brasil, ultrapassando a marca de 10% desse público vacinado”, comemorou.
O levantamento considera dados da vacinação infantil de crianças entre 5 e 11 anos referentes a nove estados e o Distrito Federal, com campanha de imunização iniciada em 16 de janeiro. Atualmente, o DF vacina crianças a partir dos 5 anos. Essa faixa etária passou a ser elegível para vacinação nesta terça-feira (25).
Até a noite da última segunda-feira (24), 12,09% das crianças do DF já haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Na capital federal vivem 268.208 meninos e meninas entre 5 e 11 anos e a primeira dose já foi aplicada em 32.427.
UPA de Vicente Pires
A UPA de Vicente Pires foi inaugurada nesta terça-feira (25), sob olhares ansiosos da população. Com investimento de R$ 7 milhões, somando a estrutura física, os equipamentos e a mobília, a unidade chega para ampliar a oferta de atendimento na região. “Quando assumimos o governo, tínhamos uma busca pela melhoria da saúde no DF”, declarou o governador Ibaneis Rocha, antes de visitar a unidade. “Nós vamos sair de seis UPAs para 13 UPAs no DF; nós mais que dobramos essa marca.”
A expansão das UPAs pelo DF se intensificou nos últimos quatro meses, quando o GDF entregou seis dessas unidades. Desde setembro de 2021 foram abertas as UPAs de Ceilândia II, Paranoá, Gama, Riacho Fundo II, Planaltina e Vicente Pires – que, juntas, contam com 900 profissionais e capacidade para atender 27 mil pessoas por mês. Somadas à unidade de Brazlândia, que se encontra na fase final da obra e tem capacidade para 4,5 mil atendimentos mensais, as UPAs totalizarão 31,5 mil atendimentos mensais.
O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, destacou: “A grande importância de colocarmos esse equipamento à disposição da comunidade é fundamental. É ela que vai nos ajudar ainda mais no enfrentamento à Covid-19, e também aproximar a saúde da população local”.
A nova UPA conta com dois leitos de atendimento crítico emergencial na Sala Vermelha, seis leitos de observação e um leito de isolamento na Sala Amarela, dez poltronas de medicação/inalação e reidratação na Sala Verde, três consultórios e uma sala para classificação de riscos, distribuídos em 1,2 mil m². A unidade também está equipada para exames laboratoriais de urgência, eletrocardiografia e raios-X.