Conselheiros tutelares eleitos em 2015 tomam posse neste domingo

Cidades

Conselheiros tutelares eleitos em 2015 tomam posse neste domingo

em

Tomaram posse neste domingo (10) os 200 conselheiros tutelares eleitos no pleito de 4 de outubro do ano passado. A cerimônia de diplomação está prevista para as 10h no auditório do Museu Nacional da República.

Os titulares têm mandato até 2019, com salário mensal de R$ 4.684,66. O DF tem 40 conselhos, com cinco conselheiros em cada um dos órgãos. Na eleição do ano passado, 26,5 mil candidatos se inscreveram.

O pleito foi marcado por decisões da Justiça que colocaram em risco a votação. Em setembro, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública suspendeu o processo após mandado de segurança impetrado por um candidato que teve o registro para a concorrência negado por falta de apresentação de documentos.

Em julho, o Tribunal de Contas também suspendeu o certame, por falta de justificativa para dispensa de licitação e porque o GDF não parcelou o objeto de contratação, o que aumentaria o número de empresas participantes e poderia reduzir os custos do processo.

O certame foi retomado um mês depois, após justificativas do GDF. Segundo o tribunal, a decisão ocorreu para atender ao interesse público. A Corte também levou em consideração um artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, que determina que o processo ocorra em data unificada em todo o país.

No dia da votação, houve queixas de urnas eletrônicas quebradas e falta de informações nos pontos de votação. Segundo a coordenadora da comissão, Andrecinda Pina, 1,6 mil urnas foram disponibilizadas em 21 pontos de votação em todo o DF. Na ocasião, a Secretaria da Criança avaliou como “vitorioso” o processo.

As candidaturas de duas delegadas também foram indeferidas duas vezes por ‘falta de experiência’. Elas já haviam chefiado unidades voltadas à proteção de crianças e adolescentes. Os currículos delas foram analisados por um conselho da área, que disse que elas não demonstraram ter lidado durante três anos com o tema, como previsto em edital.

A divulgação dos nomes dos escolhidos sofreu atraso de mais de duas semanas. A precisão era que a lista fosse publicada em 6 de outubro, dois dias após a eleição, mas os nomes só foram confirmados no dia 23 de outubro. Segundo a Secretaria da Criança, o adiamento ocorreu porque foram identificadas “inconsistências” no processo.

Concurso
A escolha dos conselheiros tutelares é dividida em duas etapas. A primeira é o processo seletivo, com prova de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório. A segunda é a eleição, prevista para 4 de outubro, primeiro domingo do mês. O teste específico aconteceu em 5 de junho.

De acordo com o GDF, 1,8 mil pessoas tiveram candidatura indeferida na capital do país – 24,6% dos concorrentes. O número inclui conselheiros que estavam no meio do mandato e buscavam reeleição.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile