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25ª edição

Conheça a comissão que selecionará filmes para o Troféu Câmara Legislativa

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Troféu Câmara Legislativa
Foto/Imagem: Carlos Gandra/CLDF


Uma comissão de especialistas na área cinematográfica selecionará, a partir da próxima semana, os títulos que concorrerão ao 25º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal. Para participar da seleção, os cineastas brasilienses precisam inscrever suas produções até este domingo (12). O formulário de inscrição está disponível no site do Festival de Brasília 2023.

O grupo formado por André Macedo, Denise Moraes Cavalcante, Érico Vinicius Monnerat Lima, Kika Sena e Wol Nunes (leia abaixo um mini currículo de cada integrante) escolherá os quatro filmes de longa-metragem e oito curtas-metragens que disputarão prêmio de R$ 240 mil – divididos em várias categorias. As produções serão exibidas na Mostra Brasília, durante o 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que começa no dia 9 de dezembro.

Comissão de Seleção

ANDRÉ LUIS VIEGAS DE MACEDO
Diretor de Fotografia

Graduado em Cinema pela ECA-USP, André Macedo especializou-se em fotografia cinematográfica, atuando nos anos 1980 em longas-metragens que marcaram o renascimento do cinema paulista. Na década seguinte, formou-se em Direção de Fotografia e vem trabalhando em longas, médias e curtas-metragens, nos mais diversos gêneros, além de filmes para instituições públicas e privadas, programas e comerciais para TV, entre outros. Em 2007, mudou-se para Brasília, onde continuou como diretor de fotografia, concluiu docência do ensino superior, deu aulas e, este ano, produziu a oficina “A Escrita da Luz e Movimento”, em Planaltina, resultado de um edital do FAC + Cultura. Foi jurado, na categoria curta-metragem, do 43º Festival de Gramado.

DENISE MORAES CAVALCANTE
Artista visual

Diretora, roteirista e professora do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília. Graduada em Cinema pela Université Paris VIII, possui mestrado e doutorado em Cinema (FAC/UnB – CRIMIC/Paris-Sorbonne) e pós-doutorado em Artes Visuais (FAV/UFG). Coordena o projeto “CineDelas: Mulheres no Audiovisual” e a Rede de Direção e Realização do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE). É membro do Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/FAV/UFG) e conselheira da diretoria 2023-2025 da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV). Codirigiu o longa-metragem “A Pele Morta” (Brasil-Paraguai), em finalização, além de roteirizar e dirigir filmes de curta-metragem de ficção, entre eles, “Memória de Elefante”, premiado e exibido em festivais nacionais e internacionais.

ÉRICO VINICIUS MONNERAT LIMA
Produtor e professor de cinema

Mestre em Educação (FE – UnB) – Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (Instituto de Artes / Universidade de Brasília), é graduado em Comunicação Social – Cinema e Jornalismo (FAC – UnB) e professor do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Atuou profissionalmente na TV Escola – canal público do Ministério da Educação – como diretor e produtor de documentários e de programas educativos. Sua carreira no audiovisual, em várias funções, inclui produções em diferentes formatos: séries de TV, animação, documentários e ficção. Possui ainda experiência como diretor de fotografia e pesquisador de imagens de arquivo.

KIKA SENA DO NASCIMENTO
Atriz, diretora e arte-educadora

Diretora teatral, poeta e performer, Kika Sena estudou Artes Cênicas, na UnB, e fez mestrado na área Teoria em Prática das Artes Cênicas, na Federal do Acre. É pesquisadora de gênero, sexualidade, raça e classe. Desde 2015, desenvolve estudos relacionados à voz e palavra em performance com cunho político referente ao corpo da mulher “trans” e travesti na cena teatral e social brasileira. Em 2017, lançou o livro “Periférica”, pela Padê Editorial, antecedido por “Marítima”, publicação independente. Em 2019, publicou o zine “Subterrânea” e dirigiu o espetáculo “Transmitologia” (DF). No ano seguinte, “DesQuite” (AC), numa parceria com As Aguadeiras. Mais recentemente, atuou em “Ovelha Dolly” (AC), dirigido por Sarah Bicha. No cinema, estreou como protagonista do premiado longa-metragem “Paloma” (2022), dirigido por Marcelo Gomes.

WOLNEYDE NUNES REGO WITCZAK
Atriz e produtora cultural

Wol Nunes nasceu em Brasília em 1971. É formada em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Moraes, onde também atuou como professora. É atriz, bailarina, cantora, locutora, produtora cultural, cerimonialista, apresentadora de TV e rádio. Fez o curso de atuação na Academia Internacional de Cinema. Com 30 anos de carreira, já atuou como atriz e diretora, em diversas produções, como a série “Impuros”, e participou de campanhas publicitárias. Entre 2012 e 2016, coordenou projeto de cinema no Espaço Cultural Brasília Shopping. Realizou levantamento do acervo da filmografia brasiliense – cerca de 500 títulos entre curtas e longas-metragens –, que resultou em edições da “Mostra de Curtas-metragens Brasília em Plano Aberto”. Dirigiu o documentário “Meio-dia completo”.

Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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