Renata Guirau
Confira 4 receitas de Ano Novo com alimentos que prometem sorte e saúde
Durante a virada do ano, alguns alimentos são imprescindíveis na lista dos supersticiosos! Para quem não dispensa uma boa e velha tradição de boa sorte para o réveillon, precisa incluir, no dia 31 de dezembro, ingredientes clássicos dessa época.
Pensando nisso, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifrúti, selecionou 4 receitas com alimentos que, além de trazerem sorte, prosperidade e sucesso, têm diversos benefícios para a saúde.
Uva – Acredita-se que representa boa sorte e prosperidade. As uvas ainda, por possuírem fibras, magnésio e cálcio, ajudam na sensação de saciedade, no funcionamento do intestino, no controle dos níveis de colesterol e na saúde óssea e muscular. Segundo a nutricionista, “são fontes de resveratrol, que é um antioxidante protetor do nosso sistema cardiovascular”.
Lentilha – Significa sucesso, abundância e dinheiro! Apesar de ser lembrada apenas na virada do ano, a lentilha é essencial para o corpo, pois é fonte de proteínas, vegetais, carboidratos e minerais, possuindo baixo índice glicêmico. “Esses minerais atuam na saúde imunológica, óssea, no sistema antioxidante e na prevenção de anemias”, completa a Renata.
Romã – A fruta da fartura e fertilidade, sempre muito requisitada no réveillon. Ela é rica em antioxidantes, possui fibras e também uma baixa quantidade de carboidratos. A nutricionista ainda revela que a romã é pouco calórica e uma ótima opção para quem precisa controlar os níveis de açúcar no sangue.
Folha de Louro – Representa dinheiro e prosperidade! A folha de louro é um alimento rico em antioxidantes e muito saboroso para dar aquele toque final na ceia de Ano Novo. “Embora seja consumido em pequena quantidade, a folha de louro é rica em alguns antioxidantes, como vitaminas A e C, e minerais como selênio e potássio”, finaliza a especialista.
Ficou convencido a ter esses alimentos na ceia, pela superstição ou por seus benefícios?
Então, confira os preparos selecionados por Renata:
Caipirinha de uva
- 1 dose de vodca
- 5 pedras de gelo
- ½ xícara de uvas Niagara
Coloque as uvas em uma coqueteleira e amasse com a ajuda de um macerador. Acrescente a vodca, o açúcar e o gelo, tampe a coqueteleira e chacoalhe bem para misturar todos os ingredientes. Sirva em seguida.
Salada de lentilha
- 1 xícara de chá de lentilha
- ½ xícara de chá de cenoura ralada
- ¼ de xícara de chá de azeitonas pretas picadas
- 2 colheres de sopa de cheiro verde
- sal e pimenta a gosto
Deixe a lentilha de molho por 6 horas antes de cozinhar. Cozinhe na panela de pressão até que os grãos fiquem macios. Misture com os demais ingredientes e leve para gelar por 1 hora antes de servir.
Creme de romã na taça
- 1 romã batida com 150ml água (para fazer o suco)
- 1 pote de iogurte natural
- ½ envelope de gelatina sem sabor
- 2 colheres de sopa de pó para pudim de baunilha
- raspas de 1 limão
Misture tudo e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos após levantar fervura. Coloque em taças e leve para gelar. Para a calda, misture 150ml de suco de romã, a outra metade da gelatina sem sabor e açúcar a gosto. Cubra o creme feito na primeira etapa da receita e leve novamente para gelar, por pelo menos 2 horas, antes de servir.
Frango assado com louro
- 1kg de sobrecoxa de frango desossada
- 100ml de vinho branco
- 2 dentes de alho
- 100g de bacon fatiado bem fininho
- 2 folhas de louro para cada sobrecoxa
- sal e pimenta a gosto
Tempere as sobrecoxas com o sal, o vinho, a pimenta e o alho amassado no dia anterior à preparação. Escorra o frango e monte um “enroladinho”, colocando uma folha de louro em cada lado do frango e envolvendo com a tira de bacon. Coloque delicadamente as sobrecoxas em uma assadeira e regue com o tempero em que o frango ficou de molho. Leve para assar, com a forma coberta por papel alumínio. Após 30 minutos, retire o papel e asse até que as sobrecoxas fiquem douradas.
Atualizado em 26/12/2020 – 10:19.
Açaí do Ninja
De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí
As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.
Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.
Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.
Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.
Atualizado em 19/11/2024 – 21:20.
Brasília
Você conhece o Yolo? Clube oferece descontos em mais de 300 restaurantes
O clube de descontos Yolo está transformando a forma como os apaixonados por gastronomia desfrutam das melhores experiências culinárias em Brasília. Sucesso na capital federal, a plataforma chegou em São Paulo neste ano e deve alcançar mais cidades do país em 2025. Mas o que é o Yolo? Victor Thomé, empresário e fundador, explica que com mais de 300 restaurantes parceiros, o clube oferece um benefício irresistível: ao pedir o primeiro prato principal, o segundo sai de graça.
De acordo com ele, essa vantagem se aplica a uma ampla variedade de estabelecimentos, desde refeições rápidas, como hambúrgueres gourmet, até jantares sofisticados em restaurantes de alta gastronomia. “Brasília desponta como a cidade líder no uso do Yolo, tanto em número de restaurantes participantes quanto em assinantes. Só na capital, somamos mais de 30 mil usuários atualmente”, pontua.
Com uma demanda crescente, a empresa planeja expandir o serviço para mais de 10 cidades até 2025, oferecendo ainda mais possibilidades aos usuários que buscam economizar sem abrir mão de qualidade e diversidade na hora de escolher onde comer.
Rodrigo Melo, chef e sócio do restaurante Cantucci Osteria, é um dos parceiros do Yolo. Junto à ferramenta há quase um ano, ele conta que a plataforma possibilita um aumento significativo no número de clientes da casa, principalmente em datas comemorativas, como a Black November, em que o Yolo oferece descontos durante todo o mês. “Percebemos uma grande mudança quando há clientes da plataforma no restaurante. Esta é uma parceria importante para nós e estamos com a expectativa alta para os próximos meses, com as nossas vendas, mas principalmente com a participação do Yolo”, destaca.
Conheça o Yolo
Com mais de 300 restaurantes parceiros, o Yolo nasceu há 7 anos e vem revolucionando o acesso a boa gastronomia de Brasília. Ele possibilita aos usuários o ganho de um prato principal ao pedir outro. O programa funciona de forma presencial, e conta com duas novidades: delivery e take out. Com casas como Santé Lago, Cantucci Osteria, Dudu Bar, Chicago Prime, Ouriço, Veloce, Picanhas do Sul, Mercado Del Puerto, Confraria do Camarão, Blend Boucherie, Italianissimo, Saveur Bistrot, Vitorino, entre outras, são parceiras do clube.
Black November
Com um número recorde de restaurantes parceiros, inclusive em São Paulo, a expectativa está em alta. Além dos descontos mais agressivos já oferecidos dentro da plataforma, durante o mês de novembro, os clientes poderão adquirir o pacote anual, com uma redução de mais de 60% do valor total. O Yolo também prepara sorteios exclusivos. “Acreditamos que essa será a maior Black November da história do Yolo, com um aumento significativo tanto de clientes recorrentes quanto de novos usuários, que entram em grande número nessa época”, reforça Thomé.
Atualizado em 15/11/2024 – 12:51.
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