Mundo

Como o Big Data está transformando as estratégias empresariais

em

Annie Spratt/Unsplash

O Big Data é parte da Internet das Coisas, que tem regido todo o universo online atualmente. Ambiente como sites, mercados, empresas ou redes online sempre recorrem a Big Datas de alguma forma. O cassino 777bet, por exemplo, também utiliza dessa rede de informações que está dominando o mundo virtual e se apresentando muito útil no dia a dia da população.

Compreender o funcionamento do Big Data e interpretá-lo em relação ao seu negócio é fundamental. Isso porque é benéfico tirar o máximo de proveito de um recurso como este. Aqui falaremos a respeito de alguns detalhes que perpassam o Big Data, como o que ele é, como funciona, seus pilares e como pode contribuir para o seu negócio, tornando-o mais eficiente e aumentando o seu alcance geral.

O que é Big Data

Se trata, em particular, de uma rede de informações virtuais que podem ser acessadas de qualquer lugar e estão conectadas entre si. Hoje, existem diversos exemplos de Big Datas online para apresentar. O YouTube e a Wikipédia são alguns deles, que funcionam como redes de distribuição de informações por meio de vídeos e textos, respectivamente.

Apesar de termos definido Big Datas como uma rede de informações online, alguns acreditam que toda e qualquer informação disponível a respeito de qualquer coisa virtualmente é um Big Data. Assim, isso se torna muito mais amplo e percebe-se a presença desse tipo de rede em todos os lugares a todo momento. Assim, diversos meios podem utilizar o Big Data para crescer, como Feiras Virtuais, Empresas, Redes sociais, dentre outros.

O conceito de Big Data é relativamente novo, visto que surgiu com uma revolução tecnológica abrangente e exponencial. Apesar disso, já existem meios de armazenar dados e informações há muito tempo. O maior exemplo de Big Data analógico são as bibliotecas, que funcionam exatamente dessa forma, armazenando e processando informações para dar acesso a elas para o público, apenas com a diferença de não funcionar online.

Os 5 Vs que Regem o Big Data

O Big Data surgiu no meio virtual como parte de um conceito de cinco Vs que, em teoria, deveriam ditar um banco de dados funcional: Volume, Velocidade, Variedade, Variabilidade e Vínculo. Abaixo falaremos a respeito de cada um deles para que você entenda melhor sobre seus funcionamentos e o que era esperado de cada um. Acredita-se ainda que todos esses Vs são essenciais para a criação e permanência de uma empresa online, principalmente se ela fizer uso de Big Data em sua estrutura, algo que, a depender do conceito utilizado, com certeza acontece.

  • Esse foi um detalhe percebido assim que o Big Data começou a crescer, já que armazenar tantas informações gera um volume absurdo e exige um armazenamento enorme online. Para empresas esse armazenamento é fundamental, visto que o volume representa a quantidade de informações coletadas, como entrada, saída, feedbacks, dentre outras coisas. Felizmente, hoje em dia, já é possível armazenar dados e informações de forma compactada e na nuvem.
  • Para que um Big Data funcione de forma eficiente e atenda as necessidades dos seus usuários, é preciso que ele seja rápido. A velocidade não necessariamente versa sobre a conexão com a internet, mas outros aspectos, como a velocidade de processamento de dados, com a qual as estruturas são atualizadas e a expansão de conteúdos.
  • Dados em formatos diferentes exigem armazenamentos diferentes. Por isso, é preciso se manter atento às necessidades específicas de cada dado, para evitar problemas e manter-se sempre com estruturas bem definidas. As informações de um Big Data podem aparecer como listas, planilhas, vídeos, imagens, dentre outras coisas. São muitas opções para serem trabalhadas.
  • A variabilidade trabalha a oscilação dos acessos. Isso porque as redes sociais, por exemplo, não são movimentadas com a mesma intensidade em todos os momentos do dia. Com isso, surge a necessidade de uma administração e estabilização diferente a depender do momento e de quantos usuários estão acessando aquele Big Data. Assim, a variabilidade se torna um ponto-chave a ser considerado e estudado.
  • Vínculo. Dados alheios podem dar muito problema na hora de fazer uma análise ou tratamento. Quanto mais informação acumulada, mais detalhes podem ser perdidos e mais trabalho vai dar para analisar tudo. Por isso, fazer uma ligação pré-estabelecida entre as informações, criando vínculos entre os dados é fundamental e pode garantir maior estabilidade da rede.

Como o Big Data Interfere em um Negócio

Com o Big Data é possível fazer uma análise do seu negócio. Ele acumula e conecta dados e informações diversas que irão ser tratadas e te dirão coisas importantes, como quem está acessando a sua empresa, qual o produto que mais tem saída, quais passos podem ser tomados a seguir, dentre outras coisas. O comportamento dos consumidores e da sua marca passam a ser monitorados, facilitando um possível crescimento.

Aqui os 5 Vs entram com tudo. Cada detalhe deles é útil e deve ser levado em consideração se tratando da sua empresa, já que afetarão ela diretamente. Por isso, entendê-los e saber aplicá-los no seu negócio é fundamental.

Usos do Big Data

Além de análises gerais, existem alguns usos específicos do Big Data no seu negócio. Veja quais são os principais e entenda seus papeis na sua empresa ou negócio.

  • Mapeamento do consumidor. Entender quem é e o que pensa o seu consumidor é fundamental para a sua empresa crescer e oferecer sempre os melhores produtos e serviços. Por isso, esse mapeamento é fundamental e faz com que você sempre mire no público alvo correto, ciente das suas demandas e pensamentos.
  • Controle de entrada e saída. Financeiramente, o Big Data vai te ajudar a controlar o que entra e o que sai, seja em dinheiro ou em produtos. Esse controle não somente contribui para que sua empresa esteja sempre no verde, mas também faz com que você entenda quais as demandas dos consumidores.
  • Análise de redes. As redes sociais são, hoje, o melhor meio de comunicação com qualquer público quando se trata de negócios online e virtuais. Por isso, utilizar a Big Data para processar e analisar informações das redes sociais da sua empresa, como qual público, quais as interações e o que está sendo feito acaba contribuindo para um melhor desempenho geral do seu negócio.




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile