Brasil

Como manter o relacionamento feliz e duradouro? Ciência ajuda

em

Pixabay

Em um dos países onde a taxa de divórcio mais cresce, é comum ver relações de anos terminando, seja por infidelidade, pelo amor ter acabado, por brigas excessivas ou até mesmo por casos mais sérios, como os de violência doméstica.

O Brasil também é o segundo país onde as pessoas mais traem e, levando esses fatos em consideração, é normal nos perguntarmos até quando nosso relacionamento irá durar, será que é para a vida toda ou pode acabar de uma hora para outra?

Trazendo o assunto em pauta, a rede social, Meu Rubi, reuniu três hábitos que, segundo a ciência, podem melhorar e manter uma relação.

Cuidar com nossos pensamentos precipitados

Isso mesmo, para o psicólogo Aaron Beck, se o outro tem alguma atitude fora do normal, mesmo que algo mínimo, como estar mais introvertido, começamos a ter pensamentos negativos sobre o que pode estar acontecendo, ao invés de tentarmos entender. “Quando as expectativas elevadas do cônjuge se veem ameaçadas, ele parte imediatamente para conclusões negativas sobre o estado mental do parceiro, e para o estado do casamento. Confiando no que não passa de leitura de mentes, o cônjuge desiludido segue para conclusões terríveis sobre a causa do problema”, explica.

Aaron ainda diz que, muitas vezes, agimos como bêbados em nossos casamentos, pois segundo a ciência, o álcool aumenta a crença de que as pessoas agem intencionalmente e nunca achamos os erros inofensivos.

Portanto, é fundamental conversar e respeitar o tempo da outra pessoa, caso ela se mostre diferente sem nenhum motivo aparente, antes de tomar atitudes precipitadas que podem resultar em brigas desnecessárias.

Rir juntos

Apesar de parecer uma bobagem, literalmente, é comprovado que manter o senso de humor – característica que conquista muitas pessoas – no relacionamento é fundamental para a felicidade do casal.

Segundo o especialista em felicidade e relacionamentos do Departamento de Psicologia da Universidade de Berkeley, Dacher Keltner, o maior sinal de que um casal terminará em breve é quando param de rir juntos e deixam o estresse do dia a dia tomar conta. “A falta de risadas é o fator mais determinante para um relacionamento terminar, até antes do que falta de sexo e brigas por causa de dinheiro”, explica.

Keltner conta que o humor ajuda o casal a se conectar, desestressar e suavizar os conflitos. Para isso, recomendamos assistir a séries e filmes de comédia juntos, ir a eventos do gênero e até mesmo cultivar piadas internas.

Discussões construtivas

É praticamente impossível um casal que não tenha diferenças, mas a grande maioria das pessoas não sabe discutir de modo construtivo para a relação, sem brigas e gritaria. É aí que a razão se vai.

Um dos motivos que mais leva à falta de respeito no relacionamento é quando as desavenças saem fora do controle e tudo vira motivo para gritar, é comprovado que se você agir de modo agressivo, o outro irá revidar para se defender. Além da perda do respeito, a falta de amor e o desafeto se tornam presentes também.

Mas ao contrário do que muitos pensam, é totalmente possível deixar claro seus gostos e desgostos e ter conversas pacíficas com o parceiro, até mesmo quando o assunto não é bom. De modo calmo e aberto para entender o outro ponto de vista, é mais fácil resolver a situação e achar uma solução juntos. Desse modo, as ideias ficarão claras sem mágoas.

É importante estar atento à essas e outras dicas para que não se perca o respeito, o amor e para que o relacionamento seja sempre leve. Mas é importante respeitar o espaço de ambos e se pôr um fim for a melhor opção, está tudo bem também.





Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile