Gastronomia
Comemorando o Dia do Hambúrguer de forma saudável e saborosa
Caseiro, artesanal ou industrializado, o hambúrguer ganhou um espaço especial no cardápio dos brasileiros. De acordo com o Instituto Gastronômico das Américas (IGA), considerado a maior rede de escolas de culinária da América Latina, o consumo deste alimento cresceu cerca de 575% em dez anos, apenas no Brasil. A análise foi feita entre 1994 e 2014, destacando a popularização do prato ao longo dos anos.
Para celebrar o seu sucesso, foi instituído uma data exclusiva para o hambúrguer. No dia 28 de maio, os amantes da iguaria poderão se deliciar com o alimento para comemorar a sua existência. Entretanto, apesar da riqueza de sabor, é preciso saber equilibrar o seu consumo para não prejudicar a saúde do corpo.
Marcela Ferro, professora de Gastronomia do Colégio Seriös, explica que é possível driblar esse problema sem trazer problemas a longo prazo. “O hambúrguer pode ser considerado um vilão para alimentação quando é consumido de forma rotineira e, também, quando acompanhado de ingredientes ricos em gordura ou itens industrializados”, informa.
Segundo a profissional, o consumo moderado, com componentes de boa qualidade, é uma ótima maneira para transformá-lo em um alimento saudável. Para isso, é necessário apostar em acompanhamentos nutritivos e trabalhar com técnicas de cocção adequadas, diminuindo, por exemplo, frituras.
Evitar a industrialização é, igualmente, fundamental para conseguir manter uma dieta balanceada e adequada. Como estratégia para fugir desses alimentos pobres em nutrientes, o conselho da professora diz respeito a um maior envolvimento no preparo da própria comida.
Para isso, é possível incluir as crianças e os adolescentes durante o preparo do lanche para estimulá-los a uma rotina focada na saudabilidade. “A dica principal para incentivá-los a ter esse contato com a culinária é apostar em experiências agradáveis, mostrando o dia a dia da família na cozinha e possibilitando que os jovens tenham funções no processo de cozinhar”, diz.
Para Marcela, quando cozinhamos, estamos mais próximos dos ingredientes que compõem uma receita. Nisso, surge um entendimento sobre a importância dos alimentos na nossa vida. Além de tudo, a aproximação das crianças e dos adolescentes possibilita maior conscientização sobre o que eles têm consumido com mais frequência.
Para comemorar a data e incentivar a ida das crianças e adolescentes às cozinhas, junto com seus pais e responsáveis, a professora indica três receitas de hambúrguer para serem realizadas no dia oficial do alimento. Confira:
Hambúrguer tradicional artesanal
- 240g de fraldinha moída uma vez
- 240g de contra-filé moído uma vez
- 60g de bacon moído
- sal e pimenta a gosto
1) Misture bem todos os ingredientes e divida em porções de 160 gramas, fazendo pequenas bolas.
2) Pegue cada uma das bolas preparadas e jogue de uma mão para a outra para compactar bem e não “esfarelar” quando abrir o disco, em forma de hambúrguer.
3) Na hora de grelhar ou assar na churrasqueira, em fogo bem forte, coloque sal e pimenta do reino moída à gosto.
4) Grelhe por três minutos de cada lado.
Hambúrguer de frango artesanal
- 600g de frango moído
- 1 cebola ralada
- 2 colheres de sopa de farinha de rosca
- 1 clara de ovo
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal a gosto
1) Em um bowl, coloque todos os ingredientes, exceto o azeite.
2) Misture com as mãos até obter uma massa compacta e lisa. Cubra com filme e leve à geladeira por 15 minutos.
3) Divida a massa em quatro partes e faça uma bola com cada uma delas. Aperte achatando para formar hambúrgueres redondos.
4) Leve para uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, acrescente as colheres de azeite.
5) Coloque os hambúrgueres e deixe dourar por três minutos de cada lado.
6) Sirva com os acompanhamentos que desejar e não exagere nos molhos!
Hambúrguer de feijão
- 1 xícara e ½ de feijão preto cozido sem o líquido
- ¼ de uma beterraba cozida
- 1 xícara de arroz integral cozido
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola média picados
- 1 colher de chá rasa de sal
- 1 colher de chá de páprica defumada
- ¼ de xícara de farinha de rosca
1) Em um bowl, coloque o feijão e amasse com um garfo.
2) Em um processador, processe a beterraba. Em seguida adicione o arroz, alho e cebola. Processe até que tudo esteja bem homogêneo.
3) Adicione o conteúdo do processador no bowl do feijão e junte o sal, páprica defumada e farinha de rosca.
4) Com as mãos, misture bem até obter uma massa.
5) Modele em forma de hambúrguer com ajuda as mãos.
6) Aqueça uma colher de óleo vegetal em uma frigideira. Deixe o fogo em temperatura média.
7) Adicione o hambúrguer e doure de três a quatro minutos em cada lado.
8) Sirva com os acompanhamentos a sua escolha.