Luxo e tecnologia
Com sete lugares, novo BMW X7 desembarca no Brasil em 2019
Depois de introduzir a nova geração do X3 e o inédito X2 no Brasil, a BMW confirmou a chegada do seu X7 ao País em 2019. O modelo é o primeiro SUV de sete lugares da marca alemã. O carro fará sua primeira aparição física durante o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, de 30 de novembro a 9 de dezembro.
Revelado em outubro e inspirado pelo conceito X7 iPerformance, o BMW X7 chegará às ruas para disputar espaço com o Mercedes-Benz GLS e o Audi Q7. Além dos alemães, tem como rivais o britânico Land Rover Discovery e o sino-sueco Volvo XC90, que também têm opções de sete assentos.
A idéia da marca é fazer um “Série 7 SUV”, colocando o máximo de luxo e tecnologia no novo modelo. O visual é impactante, com uma “mistura única de presença, exclusividade e espaço”, de acordo com a própria BMW. O X7 tem a maior grade dianteira de toda a linha da marca, que está de acordo com as dimensões mastodônticas do modelo.
As rodas tem 21 polegadas, o teto é quase plano e as janelas têm acabamento cromado. As portas traseiras são mais longas para facilitar o acesso, principalmente à terceira fileira. Já a tampa do porta-malas é dividida em duas partes, como no X5.
Ao todo, são 5,16 metros de comprimento (quase uma Ford Ranger cabine dupla), 1,99 metro de largura e 1,80 metro de altura. O entre-eixos tem 3,10 metros. São 22 cm a mais no comprimento que um X5, 12 deles apenas no entre-eixos.
Por dentro, o que há de mais recente em tecnologia produzida pela BMW. O cluster de instrumentos é virtual com 12,3 polegadas, mesma medida da tela central do sistema de entretenimento. Há ar-condicionado de quatro zonas e telas traseiras com 10,2 polegadas. O sistema de som tem alto falante da Bowers & Wilkins.
A segunda fileira de bancos vem com três assentos convencionais, que podem ser rebatidos de acordo com a necessidade. Mas há opção de duas poltronas individuais. A terceira fileira recebeu atenção especial da BMW, para que possa acomodar “passageiros adultos numa viagem longa”.
X7 terá motores diesel ou gasolina
Inicialmente, o X7 será vendido em quatro versões. A xDrive40i tem um seis cilindros de 3,0 litros turbo e 340 cv. O conjunto é capaz de levar o grandalhão de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. A xDrive 50i vem com o V8 de 4,4 litros e 462 cv. A força extra baixa o tempo de aceleração para 5,2 segundos.
Na Europa, o modelo ainda será oferecido com duas versões a diesel. A xDrive30d tem 265 cv extraídos de um seis cilindros, enquanto o M50d, de topo, tem 400 cv de um V8 a diesel. A transmissão, para todas as quatro motorizações é o automático de oito marchas.
Embora o foco do modelo seja o conforto, a suspensão é a ar e tem controle dinâmico. O sistema tem câmeras que escaneiam a estrada à frente e podem ajustar a suspensão para prever imperfeições. Nas versões mais potentes, a BMW oferece um pacote dinâmico, freios e diferencial reforçados.
Atualizado em 29/11/2018 – 14:52.
Quatro versões
Toyota Corolla e Corolla Cross chegam mais equipados na linha 2023
Já chegou ao mercado a linha 2023 do sedã Toyota Corolla e do SUV Corolla Cross, ambos agora com novos itens na lista de equipamentos. Com quatro versões disponíveis, o SUV agora tem preços entre R$ 161.990 e R$ 204.329, enquanto o sedã varia entre R$ 148.290 e R$ 187.190, com seis configurações à venda.
Os dois modelos recebem o sistema de segurança Toyota Safety Sense (TSS), antes disponíveis somente nas versões híbridas. O pacote Toyota Safety Sense inclui equipamentos com Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Assistente de Permanência de Faixa (LTA), Faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).
O Corolla ganha ainda carregador de celular por indução nas versões Altis Premium e Altis Premium Hybrid – antes presente apenas na versão GR-S. Já as configurações Altis Hybrid, XEI e GLi passam a trazer sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Por fim, as versões XRE e XR, que já tinham sensores traseiros, agora oferecem também sensores dianteiros na linha 2023.
No SUV Corolla Cross, há mudanças no painel de instrumentos e no computador de bordo das versões XRE e XRV Hybrid, agora com tela digital TFT de 7 polegadas colorida – a mesma que já estava disponível na versão topo de linha XRX Hybrid.
Motorização
O Corolla pode vir com o motor 2.0 16V que entrega 177 cv quando abastecido com etanol ou 169 cv com gasolina. O torque máximo é de 21,4 kgfm com ambos os combustíveis, disponível a 4.400 rpm. A transmissão é a Direct Shift, com 10 marchas.
Há ainda a configuração híbrida flex, que alia o motor 1.8 16V a gasolina de 101 cv (etanol) e 98 cv (gasolina) com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. De acordo com os dados do Inmetro, o novo Corolla híbrido faz 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. ou 9,9 km/l e 10,9 km/l, respectivamente, com etanol.
Lançado em março do ano passado, o Corolla Cross também pode trazer o motor 2.0 flex de 177/169 cv (E/G) a 6.600 rpm e 21,4 kgfm a 4.400 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT com simulação de 10 marchas, sendo a primeira por engrenagem mecânica. Por conta das diferenças no conjunto roda/pneu, a Toyota alongou a relação do diferencial em 6% na comparação com o sedã (3.788 no Corolla e 4.014 no Corolla Cross).
Há ainda as configurações com motorização híbrida, que combina o motor 1.8 flex de 101/98 cv a 5.200 rpm e 14,5 kgfm a 3.600 rpm a um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. O câmbio é automático do tipo CVT, sem simulação de marchas. Nesta motorização, não houve mudanças na relação do diferencial, mantido em 3.218. O híbrido traz ainda os modos de condução Eco, Normal, Power e EV (100% elétrico).
Mercado
O Corolla fechou o ano de 2021 com um total de 41.891 unidades emplacadas, segundo dados da Fenabrave, sendo o 13º automóvel mais vendido no país ao longo de todo o ano passado. Já o Corolla Cross somou 34.249 unidades, sendo o 17º. Em seus respectivos segmentos, o sedã foi líder, superando de longe as 18.949 unidades emplacadas do segundo colocado, o Honda Civic. Entre os SUVs, o Corolla Cross fechou o ano na 9ª posição em seu segmento.
Preços Corolla Cross 2023
- XR – R$ 161.990,00
- XRE – R$ 173.690,00
- XRV Hybrid – R$ 196.390,00
- XRX Hybrid – R$ 204.329,00
Preços Corolla 2023
- GLi – R$ 148.290,00
- XEi – R$ 154.690,00
- Altis Premium – R$ 177.690,00
- GR-S – R$ 178.890,00
- Altis Hybrid – R$ 177.690,00
- Altis Hybrid Premium – R$ 187.190,00
Atualizado em 12/01/2022 – 08:18.
Consumer Electronics Show
BMW apresenta o iX Flow: o carro que muda de cor com apenas um toque
A BMW divulgou durante apresentação na Consumer Electronics Show (CES) 2022, em Las Vegas, um modelo que muda de cor com apenas um toque em um dispositivo.
Trata-se do BMW iX Flow, que possui, entre outras características, a tecnologia E Ink, capaz de alterar a cor do veículo em segundos.
“No futuro, os donos de um carro da BMW vão poder mudar a cor de seus veículos apenas pressionando um botão”, disse Stella Clarke, líder do projeto BMW iX.
Tecnologia
Segundo a empresa, a tecnologia é semelhante àquelas utilizadas nas telas de e-Books. A pintura do carro é composta por milhões de microcápsulas, que tem diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo.
A BMW informa que cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva.
“Dependendo da configuração escolhida, basta um estímulo por meio de um campo elétrico para que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula para dar à carroceria do carro a tonalidade desejada”, explicou a fabricante.
Adaptação
Uma das novidades da tecnologia E Ink é que ela pode ser adaptada pelo dono do BMW iX com base nas suas predileções, mas também com base nas condições do tempo e do clima.
Em dias de sol forte, por exemplo, uma tonalidade branca reflete melhor a luz do sol, diminuindo o aquecimento do veículo e do habitáculo causado pela forte luz solar e pelas altas temperaturas.
Já em dias de ambientes mais frios, é recomendada uma superfície externa escura, pois ajudará o veículo a absorver notadamente mais calor do sol.
“Em ambos os casos, mudanças seletivas de cor podem ajudar a reduzir a quantidade de resfriamento e aquecimento necessária do ar-condicionado do veículo”, declarou a BMW.
“Isso reduz a quantidade de energia que o sistema elétrico do veículo precisa e, com ela, também o consumo de combustível ou eletricidade do veículo. Em um carro totalmente elétrico, mudar a cor de acordo com o clima também pode ajudar a aumentar a autonomia”.
Segundo o comunicado, a tecnologia E Ink não precisa de energia para manter constante o estado da cor escolhida. A corrente elétrica flui somente durante a curta fase de mudança de cor.
Ready for the next step in innovation ⚡️ Join us as we unveil our future innovations around the CES 2022. #BMWCES #BMW #FromSoultoSoul #BornElectric https://t.co/tsUKqXf92g
— BMW (@BMW) January 5, 2022
Atualizado em 11/01/2022 – 11:44.
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