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Mais de 8 mil habilitações

CNHs devolvidas aguardam retirada nos postos do Detran-DF

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CNHs devolvidas Detran-DF
Foto/Imagem: Divulgação/Detran-DF


O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está com mais de 8 mil unidades de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que foram devolvidas pelos Correios, em 2024, e que estão nas unidades de atendimento aguardando a retirada pelo condutor.

Ao renovar a habilitação, pedir a CNH definitiva, a segunda via da CNH e nos casos de obtenção, adição e mudança de categoria, o cidadão deve receber o documento de habilitação impresso no prazo de até 20 dias, no endereço cadastrado junto ao Detran-DF. Depois da terceira tentativa de entrega, os Correios ainda ficam com os documentos por sete dias para que os condutores possam buscá-los na agência.

Quando os Correios devolvem a CNH ao Detran, seja por desatualização do endereço ou porque não foi encontrado ninguém para assinar o recebimento, o órgão envia e-mail para o condutor informando que o documento foi devolvido. Mesmo assim, muitos condutores não procuram os postos para fazer a retirada.

Caso o e-mail esteja desatualizado e o condutor não tenha recebido a mensagem, é possível consultar, por meio do serviço de atendimento ao cidadão – telefone 154, do aplicativo Detran-DF Digital ou do Portal de Serviços, se a CNH foi devolvida e em qual posto de atendimento ela se encontra disponível para entrega. Depois disso, basta agendar o serviço “habilitação” para a unidade em que o documento está e comparecer no dia e horário marcados para fazer a retirada.

“Embora a versão eletrônica da CNH traga mais praticidade ao dia a dia, o documento físico ainda é essencial em diversas situações. Para quem pretende viajar para o exterior, por exemplo, a versão digital não é aceita em outros países, tornando a CNH impressa indispensável. Além disso, em casos de emergência, como quando o celular está sem bateria ou apresenta falhas, ter o documento físico evita transtornos e garante que o condutor possa dirigir sem problemas. Por isso, é fundamental que todos os cidadãos tenham a CNH impressa sempre acessível”, explica o coordenador-geral de Atendimento ao Usuário, André Lima.

CTB

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, as repartições de trânsito conservarão por, no mínimo, cinco anos os documentos relativos à habilitação de condutores, ao registro e ao licenciamento de veículos e aos autos de infração de trânsito. Desta forma, acumulam-se nas unidades milhares de documentos devolvidos pelos Correios, incluindo CNH, notificação de infração e outros comunicados que são enviados ao endereço do cidadão em forma de carta registrada.

Atualização de endereço

É importante destacar que o cidadão deve manter seu endereço atualizado junto ao órgão de trânsito para evitar o não recebimento de correspondências. Vale destacar que, de acordo com o parágrafo 1º do artigo 282 do Código de Trânsito Brasileiro, a notificação devolvida por desatualização do endereço do proprietário do veículo ou por recusa em recebê-la será considerada válida para todos os efeitos.

Ônibus e metrô

Carnaval 2025 no Distrito Federal terá transporte público gratuito

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transporte gratuito Carnaval 2025 DF
Foto/Imagem: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O Carnaval 2025 dos brasilienses terá uma grande novidade este ano: durante os quatro dias oficiais de folia, o transporte público será gratuito para toda a população. Além das linhas regulares de ônibus que atendem a capital, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) está preparando uma programação especial de horários e itinerários para facilitar o deslocamento dos passageiros até os blocos e festas no Distrito Federal.

A gratuidade nos ônibus e no metrô começará à meia-noite de sábado (1º/3) e seguirá até as 23h59 de terça-feira (4/3). O Governo do Distrito Federal (GDF) manterá o passe livre para todos, inclusive na segunda-feira, quando o comércio opera normalmente e há um aumento na demanda pelo transporte público.

“A gratuidade será concedida aos domingos e feriados, mas o governador Ibaneis Rocha decidiu estendê-la também para o sábado e a segunda-feira de Carnaval. Trata-se de uma medida de grande alcance social, que fomenta o turismo e o comércio local”, afirmou o titular da Semob, Zeno Gonçalves.

Segundo o gestor, o período servirá como teste para o serviço. “Temos mais de 1,2 milhão de acessos diários no transporte público do DF. O Carnaval é um período atípico, mas será uma oportunidade para avaliarmos o impacto da gratuidade no aumento da demanda e nas rotas mais utilizadas, além de estudarmos os ajustes necessários em relação às viagens e à frota”, explicou o secretário.

Reforço na operação

A Semob-DF está finalizando a programação especial para os dias de folia. De acordo com Gonçalves, haverá um reforço na frota e na quantidade de viagens, especialmente nos horários de dispersão dos blocos, após o encerramento dos eventos.

“Com a gratuidade, certamente haverá um aumento na demanda, e a Semob estará monitorando o fluxo de passageiros para realizar os ajustes necessários. Será uma operação complexa, por isso contamos com a compreensão da população nesse período de testes e ajustes operacionais. Nosso objetivo é garantir um Carnaval tranquilo e seguro para todos”, destacou o secretário.

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Auxílio mensal de R$ 150

Novos beneficiários do DF Social têm até 25/02 para abrir conta no BRB

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DF Social GDF BRB
Foto/Imagem: Divulgação/Sedes

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) selecionou 815 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para abrirem a conta no Banco de Brasília (BRB) e terem acesso ao auxílio mensal de R$ 150. Para garantir o recebimento do próximo pagamento, é necessário que o cidadão tenha a conta social (não se trata de uma conta bancária comum) aberta até as 18h do dia 25 de fevereiro. Aqueles que não fizerem o procedimento no prazo estabelecido terão que aguardar nova rodada de contemplação.

A abertura da conta social deve ser realizada pelo aplicativo BRB Mobile. Basta seguir o passo a passo deste link.

Para saber se foi contemplado, o cidadão deve fazer a consulta no site GDF Social. No portal, em “Consulta DF Social”, é necessário informar CPF e data de nascimento do responsável financeiro, conforme declarado no Cadastro Único. Após esse procedimento, aparecerá mensagem na tela informando se a pessoa está ou não na lista de contemplados.

“O DF Social é um dos benefícios deste GDF que contribui para o combate à pobreza das famílias que mais precisam. Por isso, é fundamental que o cidadão acesse o site, verifique se foi contemplado e abra sua conta social para receber o valor já a partir de março”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

O DF Social é o programa de transferência de renda do Governo do Distrito Federal (GDF) que concede R$ 150 mensais às famílias de baixa renda residentes no Distrito Federal. Têm direito ao benefício os grupos com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único. Para participar do programa, não é necessário solicitar a inclusão nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A seleção ocorre automaticamente, conforme priorização dos públicos descritos em lei e disponibilidade orçamentária.

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