Saúde

Cirurgia de coluna inédita no Distrito Federal acelera a recuperação de paciente

em

Freepik

Dores na coluna podem causar insônia, estresse e comprometimento da mobilidade, afetando a qualidade de vida e prejudicando o convívio social. Além disso, estão entre as principais causas de incapacidade no mundo. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o problema afetou mais de 600 milhões de pessoas em 2020 e deve aumentar.

Porém, graças aos avanços na medicina, uma técnica pioneira no Centro-Oeste é considerada promissora por devolver qualidade de vida mais rapidamente a pessoas que sofrem com problemas de coluna, como a hérnia de disco. É a cirurgia endoscópica biportal por via anterior, realizada pela primeira vez no Hospital Brasília, que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do país.

Felipe dos Reis de Souza, de 35 anos, teve uma crise aguda de hérnia de disco, que ocasionou a perda dos movimentos das pernas e da sensibilidade do quadril em 2022. Após vários meses sentindo dor intensa e com a possibilidade de lesão neurológica grave, precisou fazer uma cirurgia de emergência convencional, por via posterior, ou seja, pelas costas, para retirada da hérnia em novembro do ano passado.

A lesão acabou voltando e Felipe precisou passar por outra cirurgia. Foi então que, a partir dos 25 anos de experiência em cirurgia de coluna, o neurocirurgião do Hospital Brasília, dr. Regis Tavares, indicou a associação de duas técnicas.

Pensando no tempo de recuperação mais curto e para evitar um novo problema futuramente, Felipe optou pela cirurgia endoscópica por via anterior e realizou o procedimento no dia 11 de julho de 2023. Um mês depois já estava dirigindo e de volta a atividades do dia a dia. “O simples fato de caminhar me causava dor intensa e, muitas vezes, até deitado eu sentia dor. Agora, depois da cirurgia, já consigo fazer exercícios físicos e voltei para a natação. E eu não precisei tomar remédio para dor no pós-operatório, o que foi muito bom”, conta.

Técnica pioneira no Centro-Oeste

O procedimento foi realizado dentro do projeto Spine Center do Hospital Brasília, em parceria com a Clínica Regenera, pelos neurocirurgiões Dr. Regis Tavares e Dr. Eidmar Neri. De acordo com Dr. Regis Tavares, a cirurgia é uma inovação por associar duas técnicas, a endoscopia, que é um método minimamente invasivo, e a via de acesso à coluna, feita pelo abdômen.

“A gente saiu de uma situação, há cerca de 10 anos, quando se fazia uma cirurgia mais agressiva de coluna, em que era necessário o descolamento de músculos das costas e retirada de parte do osso, com período considerável de internação e recuperação. Agora realizamos uma cirurgia com mínima invasão e com auxílio de visualização endoscópica, que dá mais precisão e capacidade de tratar muito melhor, além de proporcionar ao paciente uma recuperação mais rápida”, explica.

“A associação das técnicas é uma grande inovação porque além de reduzir o sangramento durante o procedimento, preserva a estrutura de sustentação da coluna, o que repercute positivamente no pós-operatório do paciente”, ressalta.

Sobre o Hospital Brasília

Fundado em 1987, o Hospital Brasília está localizado no Lago Sul e é centro de referência de alta performance em saúde, com infraestrutura, tecnologia e equipes capacitadas para emergências, atendimentos eletivos e de alta complexidade. Possui selos de certificação desde 2004 e, em 2018, foi o primeiro hospital do Distrito Federal a receber a certificação Internacional Diamante Qmentum Global/ Metodologia Canadense. Possui também a certificação em ONA 3.

É referência no atendimento em Neurologia, Cardiologia, Onco-Hematologia e Pediatria, seguindo protocolos internacionais na área de AVC e Dor Torácica. Realiza transplantes de fígado, coração e rim e possui uma unidade de transplante de medula óssea, onde ocorrem transplantes autólogos e alogênicos. Conta com um Centro de Robótica, no qual são executadas cirurgias torácicas, oncológicas, urológicas, ginecológicas, do aparelho digestivo e de cabeça e pescoço.

O Hospital tem Pronto Atendimento 24h nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Pediatria, Cardiologia e Ginecologia e um dos Centros Cirúrgicos mais completos da cidade. Conta ainda com UTIs adulto e pediátrica e um moderno e completo Centro de Diagnóstico, com laboratórios, diagnóstico por imagem e abordagem intervencionista nas áreas de Neurologia, Cardiologia e Vascular.





Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile