Cidades

Cine Brasília recebe festival internacional de curtas-metragens

em

Criadores brasileiros e estrangeiros exibem obras de curta-metragem na nona edição do Lobo Fest — Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, que chega ao Cine Brasília (106/107 Sul) de 20 a 23 de abril.

O evento é gratuito e conta com películas de menos de 15 minutos de duração.

Na seleção nacional, 14 diretores representam Brasília com ficções, documentários e uma animação. Pela segunda vez na competição, o estudante de cinema Mírcio Amaral, de 22 anos, apresenta a obra Terceiro Movimento de Silêncio, que passará no sábado (22), às 20 horas. Em 2015, ele concorreu com a obra O Outro.

A produção de quase quatro minutos de duração traz a personagem Juliana, uma jovem adulta que vive uma noite de insônia. “A obra traz uma perspectiva comum, de medos, horrores e pressões vividas por muitos”, conta o morador do Gama.

Para conceber o curta, ele usou quatro tipos de equipamentos: duas câmeras fotográficas profissionais que filmam, uma câmera portátil e uma de brinquedo. “A ideia é apresentar texturas diferentes em pouco tempo de vídeo”, explica.

Pela primeira vez na competição com o curta experimental Cine Ruínas, de 3 minutos, o designer Silvino Mendonça, de 29 anos, filmou tudo com o próprio celular. “É uma reflexão sobre a decadência do mercado físico de home vídeo, como fitas cassete e DVDs, em tempos de streaming [distribuição de dados multimídia]”, destaca. O filme independente mescla cenas de Brasília com mapas da internet.

Os curtíssimos brasileiros concorrem a troféus desenvolvidos pelo artista plástico Miguel Simão em cinco categorias: Curtíssimo Nacional, Curtíssimo de Brasília, Originalidade, Animação e Júri Popular. Os vencedores recebem também R$ 600.

Programação do 9º Lobo Fest no Cine Brasília

Abre o festival, na quinta-feira (20), às 20 horas, uma seleção de 12 filmes estrangeiros participantes do Très Court International Film Festival, de Paris, na França. Em seguida, será exibido o drama húngaro Mindenki, de Kristóf Déak, vencedor do Oscar de melhor curta-metragem em 2017.

O evento conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura e integra as comemorações oficiais do aniversário de Brasília, celebrado em 21 de abril (sexta-feira). Para comemorar os 57 anos da capital federal, oito produções que abordam vieses diferentes sobre a cidade serão exibidas na mostra Curtas de Brasília.

O festival ainda terá outras oito mostras, uma oficina e bate-papos sobre audiovisual no foyer do cinema ao longo da programação. Alguns longas-metragens serão exibidos nas mostras não competitivas.

Filmes de Brasília na Mostra Competitiva Nacional

21 de abril (sexta-feira), às 20 horas

  • Sistema, de Daniel Sena
  • Orbitário, de Caio Fiuza e João Leite
  • Fuga, de Eduardo Roscoe

22 de abril (sábado), às 19 horas

  • Quinta-feira 12, de Cristiano Silva
  • Escuro, de Sadeck Cunha
  • Cine Ruínas, de Silvino Mendonça
  • Captcha, de Daniel Sena
  • Meu Amor, de Clodoaldo Lino, Helena Carestiato, Renan Araujo, Raphael Pita, Vicente Fortes, Yves Souza e Edilano Moura
  • Agonia, de Maria Clara Oliveira

22 de abril (sábado), às 20 horas

  • Vertigem, de David Murad
  • Terceiro Movimento de Silêncio, de Mírcio Amaral
  • Tuas Penas, de Patrick Revoredo
  • Manhã, de Felipe Berlim

Filme de Brasília na Mostra Competitiva Nacional de Animação

21 de abril (sexta-feira), às 19 horas

  • Asas?, de Renato Moll

9º Lobo Fest — Festival Internacional de Curtíssimos
De 20 (quinta-feira) a 23 de abril (domingo)
Cine Brasília (106/107 Sul)
Entrada gratuita
Programação completa no site.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile