Saúde
Chupetas podem afetar saúde bucal das crianças, diz especialista
Segundo um estudo publicado na BMC Pediatrics, o tipo de chupeta que você escolhe pode afetar diretamente na saúde bucal e nos hábitos orais do seu bebê. Pensando nisso, a chupeta ortodôntica foi desenvolvida para ser uma solução para o público infantil. Mas o acessório também pode ser bastante prejudicial para o desenvolvimento saudável da arcada dentária das crianças.
A odontopediatra Ilana Marques explica que chupeta convencional ou ortodôntica, seja de látex ou silicone, de pescoço estreito ou largo, nacional ou importada, todas podem provocar: confusão de bico, desmame precoce alterações na postura de língua, músculos periorais da face e pescoço, postura corporal, respiração, deglutição, mastigação, fala e alteração na arcada dentária.
Além disso, pode levar também a aspectos nutricionais, comportamentais e emocionais. Segundo a especialista, existem formas de acalmar o bebê sem chupeta, mesmo na ausência de amamentação ou da mãe.
Ilana ressalta que a chupeta ortopédica é tão ruim quanto a chupeta tradicional e seu uso pode atrapalhar diretamente no desenvolvimento orofacial da criança. De acordo com a especialista, o ideal é não introduzir este hábito à criança.
“A nós profissionais de saúde cabe esclarecer que toda e qualquer chupeta pelo tempo, duração e frequência que for, poderá causar várias sequelas. Se após explanação detalhada e orientada para os responsáveis, ainda sim se eles quiserem usar, devemos respeitar, mas existem riscos para a saúde bucal dos pequenos.”