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Das 7h às 19h

Cemitérios terão horário estendido nesta quarta (2), Dia de Finados

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Os seis cemitérios do Distrito Federal — na Asa Sul, em Brazlândia, no Gama, em Planaltina, em Sobradinho e em Taguatinga — vão funcionar com horário estendido para visitas em 2 de novembro, Dia de Finados. Os portões serão abertos às 7 horas, uma hora antes do convencional, e o acesso será permitido até as 19 horas, uma hora depois do normal.

Em todas as unidades, haverá reforço no número de profissionais e de terminais para atendimento, nas administrações e capelas de cada cemitério. Serão 26 atendentes e 15 postos extras, além dos 170 funcionários da empresa concessionária dos cemitérios, que, segundo a Campo da Esperança Serviços Ltda., permanecerão em tempo integral nos locais. O atendimento ao público também terá horário especial: das 7h30 às 18 horas. Serviços de velório e sepultamentos ocorrerão normalmente na quarta-feira (2).

De acordo com a concessionária, quem precisar de água para limpar sepulturas poderá solicitá-la à administração do cemitério, assim como ocorre durante todo o ano. A manutenção é diária, com limpeza de placas de identificação nas sepulturas, retirada de lixo, corte de grama, adubação e cuidados com calçadas. Duas vezes por ano, os funcionários pintam as instalações, e há dedetizações a cada seis meses. O cronograma é ajustado para atender as datas com maior movimento, os Dias das Mães e de Finados.

Jardins e enfeites nos túmulos, no entanto, são de responsabilidade dos proprietários. Segundo a concessionária, como se tratam de bens imóveis, ela só é autorizada a fazer intervenções nas sepulturas com autorização da família. Nesse caso, cobra-se o serviço de manutenção: R$ 37 por mês.

Transporte público e acesso de carros nos cemitérios

As linhas de ônibus que passam pelos seis cemitérios serão reforçadas conforme o aumento da demanda. Os coletivos vão circular com a tabela de domingo — 40% da frota, segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

Dentro dos cemitérios de Brazlândia e de Planaltina, por falta de espaço, não será permitido usar carros. Nos outros quatro, poderão entrar com automóveis apenas motoristas que tenham autorização de vaga especial — como idosos e pessoas com deficiência — emitida pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). A licença é a mesma utilizada em estacionamentos. Na área interna dessas unidades — Asa Sul, Gama, Sobradinho e Taguatinga —, a concessionária colocará vans à disposição dos visitantes para transportá-los gratuitamente.

Segurança e trânsito nas áreas próximo aos cemitérios

Na área externa dos cemitérios, o controle do trânsito será feito pela Polícia Militar do DF e pelo Detran-DF. Além disso, a empresa concessionária aumentará o número de vigilantes no feriado. Mais 38 vão reforçar o efetivo de 50 que já trabalham regularmente na segurança interna dos cemitérios.

O Corpo de Bombeiros do DF distribuirá nos seis locais efetivo de aproximadamente 500 militares. As ambulâncias farão rondas periódicas, segundo a corporação.

A Agência de Fiscalização do DF (Agefis) também vai trabalhar na área externa dos seis cemitérios, com equipes em postos fixos. O órgão vai coibir o comércio ambulante irregular. Na segunda-feira (31), agentes fizeram trabalho preventivo ao longo das vias próximas.

Em todo o feriado, a Coordenação de Assuntos Funerários, da Secretaria de Justiça e Cidadania, estará de plantão nas seis unidades, das 7 às 18 horas. Em parceria com ouvidoria itinerante, que atuará das 8 às 14 horas, a pasta dará informações à população e receberá críticas e sugestões.

Cemitérios do Distrito Federal

  • Asa Sul (Campo da Esperança) — 916 Sul
  • Brazlândia — SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério
  • Gama — SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério Setor Oeste
  • Planaltina (Santa Rita) — SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério
  • Sobradinho — AR 7, Área Especial, Cemitério Sobradinho II
  • Taguatinga Norte (São Francisco de Assis) — SOFHN, Área Especial
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Inscrições até 25/01

QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos

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QualificaDF Móvel
Foto/Imagem: Divulgação/Sedet-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.

Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.

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Inscrições já estão abertas

Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025

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casamento comunitário
Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.

Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.

Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).

Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025

Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.

Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).

Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.

Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.

Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.

Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.

As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.

Casais selecionados

Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.

Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.

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