Cidades
Cemitérios públicos do DF ficarão abertos por mais tempo no Dia de Finados
Os seis cemitérios públicos administrados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) terão horário de funcionamento estendido no feriado de 2 de novembro, Dia de Finados. Na Asa Sul, em Brazlândia, no Gama, em Planaltina, em Taguatinga e em Sobradinho, os portões serão abertos para visitação mais cedo, às 7h, e fechados às 19h – com atividades até as 18h30. O atendimento ao público de cada administração será das 7h30 às 18h, enquanto os velórios e sepultamentos ocorrerão normalmente.
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) vai manter disponíveis, durante todo dia, equipes de psicólogos e assistentes sociais para atendimento gratuito à população em todas as unidades. Banheiros químicos serão instalados para aumentar o conforto dos visitantes, e o transporte interno nos quatro maiores cemitérios – Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho – será gratuito, com intervalos de saída de 15 em 15 minutos de cada portaria principal.
De acordo com o subsecretário da Secretaria de Justiça e Cidadania, José Carlos Medeiros, a expectativa de público este ano nos cemitérios no Dia de Finados é de 500 mil visitantes. Em 2021 foram registradas 430 mil visitas. “É a maior aglomeração do ano em feriados, por isso orientamos a todos para que procurem diversificar os horários de chegada e permanência, usem máscaras e álcool gel se se sentirem à vontade, mesmo não sendo obrigatório”, atenta.
Carros não entram
A entrada de pedestres nos cemitérios de Brasília será livre pelo portão principal de cada unidade. No Campo da Esperança, da Asa Sul, serão liberados dois portões: o principal, ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV); e o do Parque da Cidade, em frente ao Estacionamento 6.
Já o acesso de veículos terá restrições. Na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho, só será permitida a entrada de carros com autorização de vaga especial para idoso ou pessoa com deficiência (documento emitido pelo Detran). Em Planaltina e Brazlândia, automóveis e motos não entram.
Não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios. A responsabilidade por segurança, trânsito e fiscalização é dos órgãos do GDF. Haverá reforço na segurança particular; e, além da participação da Sejus, o Campo da Esperança contará com o apoio das secretarias de Segurança Pública (SSP) e DF Legal, bem como administrações regionais, polícias Militar e Civil, do Detran, DER e Corpo de Bombeiros.
Missas
A Arquidiocese de Brasília realizará missas nos seis cemitérios e será a responsável pelo controle de público nas tendas. Na Asa Sul, no Gama, em Planaltina e em Sobradinho, as celebrações vão ocorrer às 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e às 17 horas. Em Taguatinga, as missas estão programadas para as 8h, 9h30, 10h30, 12h, 14h, 15h30 e 17h. E em Brazlândia às 7h, 9h, 11h, 15h e às 17 horas. O arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, celebrará as missas das 8h de Sobradinho, das 12h de Taguatinga e das 17h da Asa Sul.