Celebração de Corpus Christi reúne milhares de pessoas na Esplanada

Cidades

Celebração de Corpus Christi reúne milhares de pessoas na Esplanada

em

Cerca de 14 mil pessoas passaram no gramado central próximo à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios, para a celebração de Corpus Christi, ao longo desta quinta-feira (15). O governador Rodrigo Rollemberg e a esposa, Márcia Rollemberg, estiveram presentes.

A noite terminou com uma hora e meia de missa, celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, e uma procissão em volta do gramado, com velas. Na caminhada, os fiéis costumam pedir três bênçãos — a primeira pelos doentes, a segunda pelo Brasil e pelos governantes e a terceira pelas famílias.

Desde as 6h30 de hoje, jovens de diversas paróquias de Brasília ajudaram a confeccionar o tapete de 150 metros por onde começou a procissão desta noite. Para fazer os 30 quadros com desenhos que marcam a data, os fiéis usaram 50 sacos de serragem, 30 de palha de arroz e 900 tubos de tinta líquida, além de areia, sal, borra de café e cartolina.

O significado do Corpus Christi

Em latim, a expressão Corpus Christi significa Corpo de Cristo. A data celebra a instituição da Eucaristia — o corpo e o sangue de Cristo —, conhecida como Santíssimo Sacramento. A solenidade ocorre 60 dias depois da Páscoa.

Em Brasília, a missa é feita desde 1961, na Paróquia Santo Antônio, na 911 Sul. De lá, seguia para a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, entre as Quadras 307 e 308 Sul. Em 1978, mudou para a Esplanada dos Ministérios, com a montagem do tapete.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile