Cidades
CEB prepara plano para enfrentar quedas frequentes de energia
A Companhia Energética de Brasília (CEB) prepara um plano de ação para evitar as quedas de energia, frequentes nos períodos de fortes chuvas no Distrito Federal. Os temporais dos últimos dias, com árvores caídas sobre fiações elétricas, deixaram diversas áreas no escuro. O problema fez com que o Governo do Distrito Federal (GDF) mobilizasse secretarias e órgãos públicos para traçar estratégias de mobilização neste final de ano e início de 2020.
A estatal estabeleceu um protocolo de prioridades, principalmente de ações preventivas. Um diagnóstico detectou os pontos mais críticos de falta de energia. Ceilândia e Asa Norte, por exemplo, principais áreas afetadas por incêndios em 2019, receberão transformadores novos. Os danificados datavam de 1971. Junto a outros dois equipamentos que serão utilizados de acordo com a demanda, a companhia investiu R$ 8 milhões.
O contrato para poda de árvores também foi feito e começa a dar frutos em janeiro. As administrações regionais darão apoio estratégico à CEB, identificando as vegetações que estiverem comprometendo a rede elétrica e, consequentemente, precisam ser aparadas. Além disso foram contratadas 21 equipes da empresa para atuar na manutenção preventiva de equipamentos e da linha viva (de postes e fiação elétrica). Elas se juntarão às 14 que já atuam no plantão da companhia, quando acionadas pela população.
De acordo com o presidente da CEB, Edison Garcia, além do Plano Piloto e Ceilândia, outros pontos críticos de falta energia, como Lago Sul, Lago Norte, Brazlândia, Sol Nascente e Paranoá, também receberão atenção especial. Na Asa Norte, uma nova subestação será construída na Superquadra 213, além de outra subestação subterrânea ligando a estação da 909 Norte às superquadras de 12 a 16.
“Tudo está sendo feito de forma estratégica e organizada”, finaliza Garcia.