Saúde

Carro da Vacina da SES estará no Sudoeste neste sábado (28)

em

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Pela primeira vez, um Carro da Vacina da Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai percorrer as ruas do Sudoeste. Neste sábado (28), o veículo estará abastecido com imunizantes contra a Covid-19 e, das 9h às 17h, vai passar pela CLSW 300 B, CLSW 302, CLSW 104 e pelo Parque Bosque do Sudoeste. Outro veículo passará pelo Assentamento Vitória, em Brazlândia, enquanto haverá vacinação em mais 18 pontos fixos do Distrito Federal.

Para quem precisa atualizar o cartão de vacina com outros imunizantes, além dos que protegem contra a Covid-19, haverá oferta de todo o calendário vacinal em pontos fixos de Sobradinho, Paranoá Parque, Itapoã, Asa Sul, Cruzeiro, Guará, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Santa Maria, Gama, Taguatinga, Ceilândia e Brazlândia. A lista completa dos locais de vacinação está disponível no site da Secretaria de Saúde.

Entre os pontos fixos se destacam o da Feira da Vila São José, em Brazlândia, e o do Gama Shopping. Nesses locais, as equipes estarão preparadas para atender um grande número de pessoas, tendo o suporte de uma unidade básica de saúde (UBS) para repor o estoque de vacinas.

Fake News

Voltou a circular, em aplicativo de mensagens, um texto com informações erradas sobre como solicitar cadeiras de rodas à Secretaria de Saúde. A notícia falsa afirma que a Pasta “fez a compra de uma grande remessa” e que quem precisa deve solicitar via internet.

Na verdade, para receber cadeiras de rodas, órteses ou próteses ambulatoriais da Secretaria de Saúde, o cidadão deve agendar o atendimento presencial no Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (NAOPME), que fica na Estação de Metrô 114 Sul. O agendamento pode ser feito por este link ou pelo telefone (61) 2017-1145, ramal 1164.

É preciso apresentar documento de identificação com foto (ou certidão de nascimento para menor de 12 anos), CPF, Cartão Nacional do SUS, número do cadastro SES, comprovante de residência atualizado e laudo médico ou solicitação de profissional da área de saúde.

No local, o solicitante é avaliado por um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional da SES. “Avaliamos os pedidos individualmente, levando em conta a necessidade física e funcional de cada paciente. No caso das cadeiras de rodas, tiramos as medidas dos pacientes para solicitar a mais adequada para cada caso”, explica a chefe da Oficina Ortopédica, Maria Fernanda Baciuk Amador.

Assim, após avaliação e cadastro no Banco de Dados do Programa de Órteses e Próteses, o paciente entra na fila para recebimento do produto específico para o seu caso. Por isso, a compra de cadeiras de rodas e outros insumos da Oficina Ortopédica é realizada mediante lista de pacientes cadastrados. Além disso, ocorre de forma regular, durante todo o ano.

A entrega dos materiais é realizada por ordem de inscrição.





Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile