Cidades
Captação de água do córrego Crispim vai reduzir consumo na Barragem do Descoberto
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) começou a captar água do córrego Crispim, no Gama. A nova fonte garantirá o abastecimento de cerca de 15 mil moradores da região (10% da população), além de reduzir o consumo na Barragem do Descoberto. A medida contribui para a recuperação do nível do reservatório, que até quarta-feira (23) estava em 20,15%.
Estão sendo captados 40 litros por segundo. Para tanto, foram reativados 3 quilômetros e construídos mais 180 metros de redes de 300 mm de diâmetro. A água passa por um tratamento simplificado e depois é encaminhada para o reservatório do Gama, de onde é distribuída para a população. Segundo o superintendente de produção de água da Caesb, Diogo Gebrim, “a água dessa região é considerada de ótima qualidade, pois é captada junto às nascentes em uma área ainda bastante preservada”.
Redução no consumo de água no DF
A Caesb constatou que nos meses de agosto, setembro e outubro de 2016, na comparação 2015, houve redução no consumo de 9,2%. Nesses três meses de 2016, foram consumidos 45.509.072 metros cúbicos de água em todo o DF. No período de 2015, o consumo total foi de 50.134.569 metros cúbicos.
Também houve queda significativa na vazão de captação de água na Barragem do Descoberto. Com isso, a companhia passou a captar menos água bruta para ser tratada e distribuída à população. Nos meses de setembro e outubro deste ano, a Caesb captava 5,1 mil litros por segundo para abastecer o DF. Neste mês de novembro, foram 4,4 mil litros por segundo, o que representa redução da ordem de 13,7%.