Cidades
Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way recebem Cidades Limpas
O programa Cidades Limpas levará ações de limpeza, conservação e revitalização para o Park Way, o Núcleo Bandeirante e a Candangolândia a partir desta segunda-feira (23). O lançamento será às 8 horas, em frente à administração do Núcleo Bandeirante.
Na 26ª edição, a força-tarefa ficará nas regiões administrativas por três semanas. Para fazer serviços de tapa-buraco, poda de árvores, capina e roçagem, retirada de entulho, limpeza de córrego, recuperação de sinalização de trânsito e iluminação pública, serão disponibilizados 308 trabalhadores.
Como prevenção, também haverá limpeza de bocas de lobo e manejo ambiental para combate ao mosquito Aedes aegypti. Ainda como ação preventiva, a Secretaria das Cidades, coordenadora do programa, atuará no córrego Riacho Fundo — que é considerado pela Defesa Civil uma área de risco em época de chuva, com possibilidade de enchentes.
O objetivo é limpar o córrego e proporcionar a evasão da água, evitando alagamentos nas comunidades que moram perto do local. Além de retirar os resíduos que prejudicam o meio ambiente, a pasta vai trabalhar para conscientizar a população sobre os riscos de jogar lixo na água.
Programa mobiliza diversos órgãos públicos
O Cidades Limpas é uma força-tarefa comandada pela Secretaria das Cidades, com o apoio de diversos órgãos do governo de Brasília. Entre eles estão a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).
Participam ainda, entre outros, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Corpo de Bombeiros Militar do DF, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Detran-DF, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e as Polícias Militar e Civil do DF.
Lançado em novembro do ano passado, o programa já passou por 24 cidades e tem como objetivo promover uma imediata melhoria no ambiente urbano.