Cidades
Caminhada no Parque da Cidade chama a atenção para a inclusão
Na manhã deste domingo (20), mais de 300 pessoas — segundo os organizadores — se reuniram no Estacionamento 10 do Parque da Cidade para reivindicar formas de inclusão de pessoas com Síndrome de Down. O 2ª Caminha Down Brasília contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg.
Organizado por entidades ligadas ao tema, o evento com direito a piquenique no fim do trajeto teve o objetivo de trazer a ideia “Caminhar por um mundo mais inclusivo”. O encontro também marcou o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta segunda-feira (21).
“Eventos como esse são relevantes para conscientizar as pessoas da importância de respeitar as diferenças e criar as condições para que todos possam exercer sua cidadania de forma integral”, enfatizou Rollemberg.
Para Lourdes Lima, presidente da Associação DF Down — uma das organizadoras do evento desta manhã — e mãe de uma criança com a deficiência, ainda há muito o que avançar. “Precisamos mostrar para a sociedade que a pessoa com Síndrome de Down, quando tem os direitos respeitados, pode ir longe.”
O governador admitiu que Brasília ainda tem desafios, como a ampliação da educação inclusiva, mas lembrou que temos o Centro de Referência Interdisciplinar em Síndrome de Down (CRIS Down), no Hospital Regional da Asa Norte, referência no acompanhamento de crianças com a deficiência.
Os secretários do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle, e de Cultura, Guilherme Reis, também participaram da caminhada.