Comunicação institucional
Câmara Legislativa inicia processo para criar sua agência de notícias
O Diário Oficial da Câmara Legislativa do Distrito Federal (DCL) publicou, nesta quinta-feira, 1º de outubro, a criação da Agência de Notícias CLDF. Instituída por meio do Ato da Mesa Diretora nº 106/2020, a agência será integrada por servidores da Casa e terá atuação guiada pelo interesse público, de forma a garantir o direito à informação e ao pleno exercício da cidadania. A Agência CLDF entrará em funcionamento após o lançamento de página específica no novo portal da Casa, previsto para o final deste mês.
“Nosso objetivo é fortalecer a comunicação institucional, servindo como principal fonte de informação das propostas e matérias em discussão na Casa e ampliando o acesso a notícias para a população e os veículos de comunicação”, explica o vice-presidente do Legislativo local, deputado Delmasso (Republicanos), responsável pela área de comunicação da CLDF.
O documento de criação da agência estabelece princípios – a exemplo da impessoalidade; acessibilidade, e respeito aos direitos fundamentais – e diretrizes para a atuação, como o estímulo ao debate entre o Poder Público e a sociedade, e o respeito ao pluralismo político. Além disso, trata da equipe e da área de cobertura jornalística, a qual deve abranger o trabalho em plenário, as comissões permanentes e temporárias, conteúdos institucionais, especiais e de utilidade pública, entre outros.
Para Delmasso, a Agência CLDF deve funcionar como as agências Câmara e Senado, assegurando “informação direto da fonte”. Ciente das diferenças de estrutura e do quantitativo de pessoal das agências do Legislativo federal e da recém-criada, o parlamentar adianta que a expectativa é recompor o quadro de servidores da comunicação, a partir da nomeação de aprovados no último concurso da Casa para os cargos já existentes e vagos, sempre observando os limites legais.
Delmasso afirma, ainda, esperar ser possível criar novas vagas vencidos os impedimentos colocados por legislação federal. “A Lei Complementar nº 173/20 veda a criação de novos cargos até 31 de dezembro de 2021”, lembra o distrital.
Atualizado em 02/10/2020 – 15:06.
Secretaria de Justiça e Cidadania
Carreta do Na Hora estará em Samambaia nesta sexta (22) e sábado (23)
Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade na Unidade Móvel do Na Hora em Samambaia. A carreta estará nesta sexta-feira (22), das 9h às 16h, e no sábado (23), das 9h às 12h, em frente à administração regional da cidade.
A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran-DF, INSS, Neoenergia, Procon-DF, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF).
“Essa é a grande oportunidade de a comunidade local resolver as suas pendências ao lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratiza os serviços. E a Sejus trabalha para isso: facilitar a vida da população do DF. O Na Hora traz agilidade e conforto e prioriza a cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Lançada em fevereiro de 2022, a unidade móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente daqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.
Atualizado em 21/11/2024 – 14:42.
Nesta sexta (22) e sábado (23)
Terceira edição do Dia do Cidadão chega à Rodoviária do Plano Piloto
Em comemoração ao Dia do Cidadão, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promove atividades nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), com o tema Novembro Azul, campanha voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, que está na terceira edição, ocorre na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 16h.
O objetivo é atender homens em situação de risco e vulnerabilidade social, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento da paternidade voluntária. A DPDF também ofertará sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. Uma das unidades móveis de atendimento itinerante estará no local para dar apoio.
“O Dia do Cidadão promove a integração social ao facilitar o acesso à Justiça e oferecer atendimentos que garantem os direitos básicos da população em situação de vulnerabilidade”, resume o defensor público-geral, Celestino Chupel.
Coordenador da ação, Celso Murilo de Britto lembra que a iniciativa também contribui para a redução do número de processos em tramitação no Judiciário. “Vários casos podem ser resolvidos de forma extrajudicial, por meio da mediação e da conciliação”, aponta. “Da mesma forma, oferecemos o reconhecimento voluntário de paternidade durante o evento”.
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo, morador do Arapoanga, em Planaltina, esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento”, afirma. “É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”.
Serviços oferecidos
A ação contará com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que levará os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, CTPS Digital e orientações sobre os cursos ofertados pela pasta, o programa Prospera (microcrédito) e seguro-desemprego.
Ainda no campo de trabalho, o Instituto Fecomércio-DF oferecerá oportunidades de inscrição em cursos gratuitos profissionalizantes e materiais informativos. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-DF) oferecerá serviços de orientação do trabalhador, apoio ao trabalhador desempregado e expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) também participa, disponibilizando 30 senhas para o atendimento da população. Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levará serviços do Na Hora. Por fim, haverá ainda corte de cabelo e barba.
Atualizado em 21/11/2024 – 13:45.
-
Acumulou
Mega-Sena 2798 pode pagar prêmio de R$ 14,5 milhões nesta terça-feira (19)
-
Agricultura familiar
Programas fortalecem pequenos produtores e a segurança alimentar
-
Empreendedorismo feminino
Mulher de Negócios: quem é Renata Teles, empresária premiada pelo Sebrae
-
Veja como regularizar
IPVA e IPTU 2024: cerca de 13% dos contribuintes do DF ainda estão em débito
-
Cães e gatos
Royal Canin lança guia de procedimentos neonatais e pediátricos para pets
-
Novembro Azul
Urologistas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata
-
14 de novembro
Dia Mundial do Diabetes: especialistas dão dicas para prevenir a doença
-
Segunda, 18 de novembro
Semana começa com 798 oportunidades de emprego no Distrito Federal