Cidades
Calor intenso: Inmet dispara alerta vermelho para risco de morte no DF
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho devido a uma onda de calor no Distrito Federal. O aviso se estende até a próxima sexta (9) e chama a atenção para “risco de morte por hipertermia em função das altas temperaturas”.
A hipertermia é a condição caracterizada pela perda da capacidade de controle da temperatura corporal. Ela pode acontecer com o calor excessivo e gerar desidratação, diminuição da performance em atividades físicas, e até casos de morte, por arritmia ou distúrbios neurológicos.
Baixa umidade
O Distrito Federal também está em alerta laranja por conta da baixa umidade relativa do ar, que nesta terça-feira (6) pode chegar em até 12%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade do ar esteja em pelo menos 60%, taxa bem acima da registrada na capital federal nas últimas semanas.
Em caso de emergência, o Inmet recomenda que a população contate a Defesa Civil pelo telefone 199. Também é recomendado aumentar a ingestão de água, mesmo sem sentir sede, evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 17h e usar protetor solar.