Volta às aulas
Cadastro do Passe Livre pode ser feito pelo site do BRB Mobilidade
Estudantes com direito ao benefício do passe livre já podem habilitar ou atualizar o cadastro no site do BRB Mobilidade. A adoção do procedimento online tem como objetivo melhorar a experiência dos usuários e promover maior agilidade no atendimento.
Para realizar o cadastramento (no caso dos novos beneficiários), o estudante deve ter em mãos documentos como identidade, CPF e foto para inserção, de forma online, no sistema. A lista completa dos documentos necessários está no próprio site do BRB Mobilidade. No caso dos estudantes que já possuem o benefício e precisam realizar alguma atualização, como mudança de ano escolar, de endereço ou de curso, é preciso a inclusão dos documentos que comprovem as alterações, também por meio do site.
Além da possibilidade de cadastramento e ou atualização online, outra novidade implementada pelo BRB é que, a partir de agora, não será necessária cópia de declaração escolar. Apenas a lista com os nomes dos alunos, enviadas pelas instituições de ensino, será suficiente para que o BRB Mobilidade faça a conferência dos nomes dos beneficiários e insira os mesmos no sistema.
Os novos alunos vão precisar ir a uma das lojas do BRB Mobilidade apenas após recebimento de email com confirmação do cadastro e aviso de retirada do passe livre. O estudante poderá escolher a loja mais próxima para buscar o cartão. As unidades disponíveis para a retirada também são informadas na hora do cadastro. Sete lojas do BRB Mobilidade estão voltadas para o atendimento de estudantes. São elas as lojas da Galeria dos Estados, 112 Sul, Gama, Planaltina, Sobradinho, Santa Maria e a nova loja do Mezanino da Rodoviária.
Quem já possuiu o cartão do passe livre basta verificar se as informações cadastrais no site estão válidas e completas. No retorno às aulas, o mesmo já estará habilitado para funcionamento.
“Mudamos o sistema de cadastramento, de atendimento e de tecnologia para melhorar a experiência do usuário. Com a possibilidade do cadastramento online, os estudantes têm mais uma ferramenta à mão”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
O BRB assumiu o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) no dia 4 de novembro. Desde então, tem feito uma série de mudanças, como a ampliação de 13 para 73 o número de postos de atendimento.
Outra novidade foi a criação do aplicativo mobile (APP) BRB Mobilidade, disponível nas lojas IOS e Android, no qual o usuário pode fazer a recarga dos cartões Brasília Cidadã, conferir itinerários e linhas de ônibus, além da conferência de saldos e extratos. A gestão do SBA continua com a Secretaria de Mobilidade (Semob).
O BRB também investiu em treinamento da equipe que fará o atendimento aos estudantes nas lojas físicas.
Dúvidas, reclamações e sugestões podem ser realizadas por meio da Central de Atendimento Exclusiva do BRB Mobilidade. O telefone é (61) 3120-9500.
Salários de até R$ 4 mil
Semana começa com 207 oportunidades de emprego no DF e Entorno
Nesta segunda-feira (6), 207 vagas estão disponíveis nas agências do trabalhador para quem busca emprego no DF e Entorno. Os salários variam entre R$ 1.412 e R$ 4 mil, com algumas oportunidades que exigem experiência comprovada e outras que não.
Em Ceilândia, há uma quantidade alta de chances, sendo 20 na função de açougueiro (R$ 2.019). A mesma região concentra dez vagas como fiel de depósito (R$ 1.986,80), além de uma vaga para vidraceiro (R$ 1.800).
Para quem busca salários acima dos R$ 2 mil, a Zona Industrial oferta três vagas para mecânico de automóvel (R$ 2.686), além de uma para técnico mecânico com pagamento de R$ 4.135. Já na área alimentícia, há quatro oportunidades como técnico de produção de alimentos (R$ 3.068).
Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.
Empregadores que desejam ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo aplicativo Sine Fácil. Também é possível solicitar atendimento pelo e-mail [email protected]. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).
Atenção, cidadão!
Indicação de créditos do Nota Legal para IPTU e IPVA termina dia 20/01
Em 2025, a indicação de créditos do programa Nota Legal começaram mais cedo. Os contribuintes já podem acessar o site oficial para consultar o saldo e fazer o apontamento do desconto para os impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A solicitação pode ser feita até o dia 20 de janeiro.
Segundo a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Secretaria de Economia (Seec-DF), Giovanna da Cruz Botelho, o principal motivo para a antecipação da data – antes a indicação dos créditos era entre os dias 4 e 31 de janeiro – foi garantir que os boletos dos impostos pudessem ser emitidos com o desconto do programa.
“Era uma demanda dos próprios contribuintes, que reclamavam que o boleto chegava e não estava com o valor do abatimento. Com esse prazo, conseguimos fazer o casamento dos dados, gerar os boletos com os valores corretos e evitar divergência”, comenta. “Havia casos de pessoas que faziam o pagamento do boleto com o valor errado. Agora isso não vai mais acontecer”, complementa.
Garantir o apontamento dos créditos do Nota Legal é uma forma do contribuinte aproveitar os benefícios do programa. Em 2024, 287.532 consumidores efetuaram a indicação. Nestas indicações, foram apontados 205.662 veículos e 78.598 imóveis para abatimento de IPVA e IPTU, respectivamente. O total indicado somou R$ 85.171.363,14.
“Nesta época do ano, ajuda muito abater os créditos no IPVA e no IPTU. É uma ajuda que vem em bom momento. Além disso, ao pedir o CPF na nota, o contribuinte automaticamente está agindo como fiscal e colaborando para que esse tributo seja revertido para a própria população, para colocar em prática os direitos fundamentais. E, para ele, ainda há o bônus de conseguir esse crédito”, analisa a coordenadora.
Para fazer a indicação, o contribuinte deve acessar o Portal do Nota Legal, consultar o saldo de créditos e indicar o veículo ou o imóvel para abatimento do imposto. Para quem ainda não possui cadastro no Nota Legal, basta acessar o mesmo site e realizar a inscrição.
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